Pernambuco vai ampliar Corpo de Bombeiros com 15 novas unidades e investimento acima de 100 milhões

Em mais um importante passo para o fortalecimento das forças de segurança, o Governo do Estado anunciou investimentos maciços para o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). Ultrapassando a marca de R$ 100 milhões, os recursos serão utilizados para a construção de 15 novas unidades operacionais do Litoral ao Sertão.

Com estas obras de grande porte, que seguem padrões modernos de construção, com ambientes planejados, a gestão do Executivo Estadual vai reforçar a cobertura operacional do CBMPE, ampliando a capacidade de atendimento à população e garantindo melhores condições de trabalho para os integrantes da Corporação. Os editais de licitação dos equipamentos já foram publicados.

“Essas intervenções, previstas no cronograma do Programa Juntos pela Segurança, integram uma série de investimentos estruturais e operacionais que vêm sendo realizadas no Corpo de Bombeiros, contemplando pessoal, equipamentos, viaturas e infraestrutura, O Governo de Pernambuco está modernizando a Corporação e otimizando a atuação dos nossos bombeiros militares, assegurando uma maior eficácia e agilidade no atendimento às emergências e mais segurança para a população e para os profissionais”, declarou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Os novos grupamentos e seções vão oferecer serviços essenciais como combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar, ações de busca e salvamento e atividades técnicas. Antes, muitas unidades funcionavam em prédios adaptados, sem estrutura adequada para treinamento, descanso e administração.

“Uma nova era na segurança pública começou. O Corpo de Bombeiros será contemplado com novos quartéis e novas seções espalhados por todo o Estado. Isso não é apenas concreto e tijolos. É a certeza de um combate a incêndios mais rápido, a garantia de salvamentos mais ágeis e a presença constante de homens e mulheres forjados e prontos para agir. Para o bombeiro militar, significa uma estrutura de ponta: instalações modernas para treinamento, descanso e para cuidar dos equipamentos que salvam vidas. Para os cidadãos, significa mais tranquilidade. Pernambuco pode confiar. Estamos mais perto, mais fortes e mais preparados do que nunca. É o Corpo de Bombeiros Militar e Governo de Pernambuco, juntos pela segurança”, comemorou o comandante do CBMPE, coronel Francisco Cantarelli.

Unidades e municípios contemplados:

– 1º Grupamento de Bombeiros (1º GB), em Vitória de Santo Antão
– 2º Grupamento de Bombeiros (2º GB), em Caruaru
– 13ª Seção de Bombeiros / 5º GB, em Araripina
– 2ª Seção de Bombeiros / 3º GB, em Afogados da Ingazeira
– 2ª Seção de Bombeiros / 7º GB, em Goiana
– 2ª Seção de Bombeiros / 9º GB, em Pesqueira
– 2ª Seção de Bombeiros / 6º GB, em Bom Conselho
– 3ª Seção de Bombeiros / 3º GB, em São José do Egito
– 5ª Seção de Bombeiros / 3º GB, em Floresta
– 2ª Seção de Bombeiros / 2º GB, em Belo Jardim
– 6ª Seção de Bombeiros / 2º GB, em Toritama
– 2ª Seção de Bombeiros / 2º GB, em Bezerros
– 4ª Seção de Bombeiros / 2º GB, em Bonito
– Grupamento de Bombeiros Marítimo (Gbmar), em Jaboatão dos Guararapes
– Grupamento de Atendimento Pré-hospitalar (GBAPH), em Olinda