Home Nordeste Pernambuco lidera ranking em transplante renal e ocupa segunda posição em transplante cardíaco no Brasil

Pernambuco lidera ranking em transplante renal e ocupa segunda posição em transplante cardíaco no Brasil

0
Pernambuco lidera ranking em transplante renal e ocupa segunda posição em transplante cardíaco no Brasil

“Fui uma paciente de transplante renal. Há cerca de oito anos fui diagnosticada e passei a fazer sessões de hemodiálise, que se tornaram extremamente cansativas por conta do tratamento. Este ano consegui um rim e, agora, no pós-transplante, tudo mudou. Comecei a sentir mais energia, mudou minha qualidade de vida e a forma de enxergar as coisas de maneira mais leve”, contou a estudante de enfermagem Luciana Lourdes, de 30 anos, uma das pacientes transplantadas no primeiro semestre de 2025 em Pernambuco.

A experiência de Luciana reflete o avanço do Estado no cenário nacional. De acordo com a Revista Brasileira de Transplantes (RBT), publicada pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), Pernambuco alcançou a marca de 47,4 transplantes renais por milhão de habitantes no primeiro semestre de 2025. O desempenho colocou o Estado na liderança nacional em transplante de rim, superando todas as demais unidades da federação.

O levantamento também mostra que Pernambuco conquistou a segunda posição em transplante cardíaco no Brasil, ficando atrás apenas do Distrito Federal. Além disso, o Estado mantém a segunda colocação no Nordeste em transplante hepático, consolidando-se como referência na área.

Para o coordenador da Central de Transplantes de Pernambuco, André Bezerra, os números refletem um esforço coletivo. “Graças à compaixão das famílias pernambucanas, que mesmo no momento da dor conseguem dizer ‘sim’, possibilitamos que outras vidas continuem. Esse resultado também é fruto do trabalho dos profissionais de saúde dos hospitais notificantes, das Organizações de Procura de Órgãos (OPOs), das Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTTs) e dos Centros Transplantadores. É um orgulho para todos nós”, afirmou.

Setembro é o mês alusivo à doação de órgãos, período em que campanhas de conscientização reforçam a importância de informar à família o desejo de ser doador. Para ampliar essa conscientização, a SES-PE realizará ao longo do mês eventos alusivos à data, reforçando a importância da doação e homenageando famílias e profissionais envolvidos nesse trabalho.