
A nova ferramenta permitirá o monitoramento dos medicamentos, desde o controle de estoques e a distribuição às unidades da Farmácia do SUS, até a dispensação ao paciente. O objetivo é garantir mais agilidade, eficiência e transparência no acesso aos tratamentos.
O e-SUS AF substituirá o sistema Horus – Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica -, representando um marco na transformação digital da saúde e na reestruturação da Base Nacional de Dados da Assistência Farmacêutica (Bnafar), conduzida pelo Ministério da Saúde (MS). O anúncio foi feito durante o 76º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco, realizado em Gravatá, no Agreste.
Segundo o diretor geral de Assistência Farmacêutica da SES-PE, Jean Batista de Sá, a transição está sendo cuidadosamente planejada. “Estamos em fase de diagnóstico e testes, em alinhamento direto com o Ministério da Saúde e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PE). A mudança está sendo conduzida de forma organizada e colaborativa, com oficinas técnicas, treinamentos e suporte de infraestrutura local, para que a implantação ocorra de maneira segura e eficiente”.
O sistema será interoperável com a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e a BNAFAR, fortalecendo a integração das informações em nível nacional. O estado será a referência para o país na fase inicial de implantação, conduzindo o projeto piloto do e-SUS AF em articulação com o Ministério da Saúde e o Cosems-PE.
Para a população que utiliza as farmácias da rede estadual e municipal, a principal vantagem será a redução no tempo de atendimento. Como a base de dados estará integrada à Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o processo será mais ágil, com maior organização e qualidade no acompanhamento da dispensação.
Com essa inovação, o e-SUS AF permitirá que estados e municípios atualizem suas informações em tempo real, fortalecendo a tomada de decisão em áreas estratégicas como gestão, logística, cuidado farmacêutico, acesso a medicamentos e planejamento da assistência, resultando em um atendimento mais qualificado e resolutivo para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).