Pequenos Agricultores de Belém do Piauí são beneficiados com programa de aração de terras

A Prefeitura Municipal de Belém do Piauí, que tem a frente o prefeito Ademar Carvalho, em parceria com a Secretaria de Agricultura, segue beneficiado os pequenos agricultores do município com ações de incentivo, e na manhã desta quarta-feira, 17 de fevereiro, foi iniciado o programa de aração de terras.

O apoio ao trabalhador rural é um alicerce da atual gestão que vem desenvolvendo diversas iniciativas, como a distribuição de sementes para plantio, e atualmente com a chegada das chuvas, se deu inicio a mais uma etapa de apoio a família do campo, com a disponibilização de maquinário para o serviço de aração de terra em várias comunidades rurais do município.

Os favorecidos são proprietários de terras localizadas em diversas localidades da zona rural. A aração faz uma descompactação no solo para que o plantio seja mais adequado e exista uma maior produtividade por área. Esta ação acresce em até 30% a produção final do agricultor, uma vez que o plantio tende a ser mais bem-sucedido.

Por ligação, o Prefeito Ademar Carvalho explicou que o maquinário foi disponibilizado um pouco mais tarde este ano em decorrência da falta de chuvas nos meses anteriores, podendo diminuir um pouco a produção, e destacou que mesmo com a chegada do inverno um pouco mais tardio, todos procedimentos de apoio ao agricultor estão sendo feitos e seguem funcionando de forma normal.

O secretário de agricultura do município, Luís de Sousa, o Luizinho, percorreu várias localidades do interior do município e acompanharam o desenvolvimento do trabalho.

Luizinho explicou que agricultores que ainda não solicitaram e desejam obter o empréstimo das máquinas deve se encaixar no grupo, procurar a sede da secretaria, e fazer a solicitação e aguardar o cronograma.

O gestor ressaltou que as ações de incentivo além de trazer inúmeros benefícios aos agricultores, ainda é oferecida de forma totalmente gratuita, sendo realizada com recursos próprios do município.

A agricultora familiar, Isabel, da localidade chapada comemorou o beneficio disponibilizado pela secretaria de agricultura. “Para muito pode parecer pouca coisa, mas essa aração de terras e a entregas das sementes nos ajuda demais, só quem precisa sabe, é um incentivo de grande valor para quem é da roça e conhece a realidade.” Comentou.

Vale ressaltar que, por conta da pandemia do coronavírus, todas as atividades desenvolvidas pela atual gestão seguem a cartilha de recomendação da OMS.

Da Redação, InfoNewss.com

Confira Fotos;