Pela primeira vez na história, Araripina conquista duas vagas permanentes de peritos médicos federais do INSS

Pela primeira vez, o município de Araripina, terá peritos médicos federais permanentes atuando na Agência da Previdência Social do município. A conquista foi confirmada nesta quarta-feira (13), em Brasília, pelo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, durante encontro com o prefeito Evilásio Mateus.

Historicamente, a cidade não contava com profissionais fixos para a realização das perícias médicas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os atendimentos eram feitos por peritos vindos de outras localidades, o que resultava em longas filas, tempo de espera elevado e dificuldades de acesso aos serviços previdenciários. Agora, com dois profissionais residentes e dedicados exclusivamente à cidade, o atendimento será mais rápido, contínuo e próximo da população.

As vagas fazem parte da nomeação de 39 novos peritos médicos federais para Pernambuco, fruto do concurso público realizado pelo Ministério da Previdência Social em fevereiro deste ano — o primeiro em 15 anos para a função. Em todo o estado, o reforço representa um aumento de 31,20% na capacidade de atendimento das perícias médicas, enquanto a Região Nordeste terá 268 novos peritos, ampliando em 36,31% sua capacidade.

O prefeito Evilásio Mateus destacou a relevância da conquista para os moradores.

“Você que sabe a luta, a dor do nosso povo, sabe a importância da criação dessas duas vagas de médicos peritos do INSS de Araripina. Vamos, em breve, à nomeação de dois médicos recém-aprovados no concurso nacional. Isso é fruto de sensibilidade e compromisso com quem mais precisa.”

Durante o anúncio, o ministro Wolney Queiroz reforçou que Araripina será um polo regional de perícia médica.

“Nós criamos duas vagas de perito médico federal para a cidade de Araripina. Eles vão morar e trabalhar exclusivamente no município, atendendo a fila do INSS e garantindo agilidade e dignidade aos segurados.”

A chegada dos novos peritos vai beneficiar diretamente segurados que precisam de avaliação médica para ter acesso a benefícios como aposentadorias, auxílio-doença, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros serviços. Com profissionais fixos, será possível reduzir a demanda reprimida e evitar deslocamentos de pacientes para outras cidades.

A previsão é de que os dois médicos recém-aprovados tomem posse ainda em agosto, após conclusão dos trâmites de apresentação de documentos. Essa medida marca um avanço histórico para Araripina, colocando o município em posição estratégica no atendimento previdenciário da região do Araripe e fortalecendo a presença do Governo Federal no Sertão pernambucano.