“Peço à população que se proteja”, apela Pablo Santos sobre calamidade em Picos após chuvas

Prefeito Dr. Pablo Santos acompanhado do deputado Jadyel Alencar - Foto: Romário Mendes

Durante coletiva de imprensa realizada no final da tarde desta quarta-feira (15), na Prefeitura de Picos, o prefeito Pablo Santos falou sobre os cuidados que têm sido tomados na cidade desde a chuva do dia 29 de dezembro, especialmente após a última, nesta terça (14), em que várias pessoas ficaram desabrigadas com o acumulado da água, principalmente nos bairros Ipueiras, Emaús e Canto da Várzea.

— Acompanhe os nossos conteúdos (grupo no WhatsApp, Instagram, YouTube e TikTok)!

Ele mencionou ainda os desmoronamentos de residências no bairro Paroquial e que medidas foram tomadas.

“Ainda em dezembro acionamos o Governo do Estado que nos deu assistência com a Defesa Civil. Eles vieram, andaram pelos bairros afetados, juntamente com o Corpo de Bombeiros, disponibilizamos um alojamento, mas, talvez por motivos de apego emocional, as pessoas decidiram não sair de suas residências. Hoje visitamos o Paroquial, onde duas residências desabaram, e nos colocamos, novamente, à disposição para ajudarmos. Nosso intuito é proteger as pessoas. Meu apelo é que elas fiquem em estado de alerta, se protejam, se previnam”, pediu.

— Confira todos os detalhes sobre as chuvas em Picos–PI!

Diversas pessoas foram afetadas pelas chuvas dos últimos dos dias, com perda de bens materiais por conta dos alagamentos e deslizamentos. Vinte casas estão condenadas, com risco de desabamento, por conta do solo encharcado.

“Já pedi uma audiência com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, e pedirei um incentivo de R$ 5.100,00 para cada morador afetado com perdas em suas áreas residenciais. Também visitarei os ministros da Saúde, Agricultura e Integração em busca de recursos para Picos”, falou.

O prefeito destacou que buscará recursos urgentes para a drenagem em todo o município, assim como para a revitalização — de maneira cuidadosa e dentro da lei — do Rio Guaribas.

Pablo Santos agradeceu ao deputado Nerinho, à vice-prefeita Xandu Neri, ao deputado federal Jadyel Alencar e a todas as entidades — estaduais, municipais, federais e militares — e sociedade civil organizada pelo empenho em ajudar neste momento de crise pela qual o município passa.

Alojamento

A prefeitura disponibilizou a Escola Petrônio Portela, localizada no bairro São José, para abrigar as pessoas cujas residências foram afetadas pelas chuvas.

Quem estiver se sentindo em perigo, deve acionar o Corpo de Bombeiros, através do número (86) 99429-7268, que também tem tido todo o suporte do Exército Brasileiro, por meio do 3° BEC.