Em um desenvolvimento inesperado, o cenário político de Araripina passa por uma reviravolta significativa. O ex-prefeito Emanoel Bringel anunciou, em um áudio divulgado nas redes sociais, que o novo presidente do PDT Municipal é o ex-vereador Bringel Filho. A mudança ocorre em meio a tensões sobre a escolha de pré-candidatos pela atual administração.
O anúncio foi feito enquanto Bringel Filho estava em Brasília, acompanhado do vereador de Trindade, Kilon, onde participaram de uma reunião com a executiva nacional do PDT. A confirmação de Bringel Filho como presidente do diretório municipal do PDT foi celebrada pelo ex-prefeito Emanoel Bringel, que revelou ainda a intenção de lançar uma chapa com Evilásio Mateus como pré-candidato a prefeito. O nome do vice-prefeito ainda será definido.
A situação política local foi exacerbada por uma coletiva de imprensa realizada ontem, onde dez vereadores da base aliada do prefeito Raimundo Pimentel expressaram descontentamento com a forma como o processo de sucessão eleitoral está sendo conduzido. Os vereadores criticaram a falta de consulta prévia à base legislativa na escolha dos pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito.
Matéria relacionada — Vereadores de Araripina discordam da forma que prefeito está conduzindo sucessão após escolha de pré-candidata
O prefeito Raimundo Pimentel, por sua vez, anunciou os nomes que comporão a chapa governista para a próxima eleição. Em mensagem enviada ao programa do jornalista Roberto Gonçalves, na Arari FM, Pimentel declarou que a atual secretária municipal de Educação, Ana Paula Ramos, será a pré-candidata à prefeitura, e a vereadora Camila Sampaio ocupará a posição de vice.
Matéria relacionada — Raimundo Pimentel define Ana Paula Ramos como pré-candidata a prefeita e Camila Sampaio na vice, em Araripina
Esse cenário de discordância e redefinição de rumos no campo político de Araripina reflete a intensa disputa pelo controle e pela direção do processo eleitoral na cidade. A movimentação no PDT e a insatisfação dos vereadores da base aliada do prefeito indicam um período de incerteza e possíveis reconfigurações nas alianças e estratégias políticas locais.