
A pandemia de covid-19 derrubou a economia brasileira. O PIB (Produto Interno Bruto), soma dos bens e serviços produzidos no país, caiu 9,7% no 2º trimestre, na comparação com os 3 primeiros meses do ano.
Em valores correntes, somou R$ 1,653 trilhão de abril a junho. No 1º semestre do ano, a economia acumulou queda de 5,9%. Nos últimos 4 trimestres, encolheu 2,2%. Na comparação com o 2º trimestre do ano passado, o recuo foi de 11,4%.
Os dados foram divulgados nesta 3ª feira (1.set.2020) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Eis a íntegra (1mb).
O Produto Interno Bruto é a soma de tudo o que o país produziu em 1 determinado período. Esse é 1 dos indicadores mais importantes do desempenho de uma economia.
O resultado oficial é calculado de duas formas pelo IBGE: pela ótica da oferta, que considera tudo o que foi produzido no país; e pela ótica da demanda, que considera tudo o que foi consumido.
Pelo lado da oferta, são considerados:
- a indústria;
- os serviços;
- a agropecuária
Já pelo lado da demanda, são considerados:
- o consumo das famílias;
- o consumo do governo;
- os investimentos;
- as exportações menos as importações.
O resultado é apresentado trimestralmente pelo IBGE, que tem até 90 dias após o fechamento de 1 período para fazer a divulgação. Os dados consolidados, entretanto, ficam prontos só depois de 2 anos.
Fonte: Poder 360