
Durante quatro dias, a Prefeitura de Francisco Macedo, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, promoveu a VII Semana do Bebê, consolidando um espaço de acolhimento, informação e cuidado para as famílias do município.
O evento, que neste ano trouxe como tema “Proteger o Encantamento das Infâncias”, reuniu gestantes, lactantes, pais e cuidadores em uma série de atividades que destacaram a importância da atenção integral na primeira infância.
A programação teve início com a apresentação cultural do grupo Mímicos da Alegria, que encantou o público e deu o tom lúdico da semana.
Dando sequência, no dia 20, foi realizada uma palestra voltada para gestantes e lactantes, em alusão ao Agosto Dourado – campanha de incentivo ao aleitamento materno – conduzida pela fisioterapeuta Lana, que abordou os benefícios da amamentação para a saúde da mãe e do bebê.
No dia 21, os pais de crianças de até 6 anos participaram de um importante momento de reflexão e troca de experiências com a palestra “Proteger o encantamento da infância”, ministrada pela assistente social Carla Lariza, destacando o papel da família no desenvolvimento saudável das crianças.
O encerramento aconteceu na última sexta-feira, dia 22, com um gesto de cuidado e solidariedade: a entrega de 13 kits natalidade para gestantes do município. Os kits, preparados pela gestão municipal, incluem uma série de itens essenciais para o início da maternidade, como banheira, bolsas, fraldas descartáveis, sabonete, shampoo, condicionador, papeiro, manta, macacão, kit higiênico, lenço umedecido, toalha de banho, cueiro, conjunto mijão, colônia, além de kit de luva e touca.
A secretária municipal de Assistência Social e primeira-dama, Ester Damares, destacou a relevância do evento para a comunidade. “A Semana do Bebê é um momento especial, pensado para fortalecer laços, oferecer conhecimento e apoiar nossas gestantes e famílias. Cuidar da primeira infância é investir no futuro do nosso município, e ações como essa fazem toda a diferença na vida de quem mais precisa”, afirmou.