
O município de Belém do Piauí concluiu nesta sexta-feira, 31 de maio, a campanha “Maio Laranja — Faça Bonito”, voltada ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa, promovida pela Prefeitura Municipal, contou com uma extensa programação ao longo do mês, culminando em uma palestra na Escola Municipal Monte Sinai.
A campanha foi organizada por meio das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, em colaboração com o Conselho Tutelar, o selo Unicef e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O objetivo central foi sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância da proteção infantil e adolescente, destacando o papel crucial de toda a sociedade na prevenção e combate a esses crimes.
Durante o mês de maio, diversas atividades educativas foram realizadas nas escolas da rede municipal de ensino, conduzidas pelos Conselheiros Tutelares. A programação incluiu palestras, rodas de conversa, workshops e outras iniciativas voltadas para a sensibilização e engajamento da comunidade local.
O evento de encerramento, realizado no auditório da Escola Municipal Monte Sinai, foi dividido em dois momentos. Inicialmente, os alunos mais jovens participaram de uma sessão, seguida por uma segunda sessão destinada aos alunos mais avançados.
Na oportunidade, a psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ministrou uma palestra esclarecedora sobre o tema do abuso infantil, destacando as diversas formas de abuso, como buscar ajuda e os mecanismos de denúncia disponíveis. “É crucial que as crianças e adolescentes compreendam o que caracteriza um abuso e saibam que existem formas seguras de procurar ajuda”, afirmou a psicóloga.
Maria Auxiliadora, psicanalista renomada, também participou do evento, conduzindo uma palestra dinâmica que envolveu os alunos diretamente. Ela forneceu informações detalhadas sobre como realizar denúncias e promoveu uma interação direta com os estudantes, incluindo uma dinâmica participativa que ajudou a fixar o conhecimento de forma prática e acessível.
A secretária de Assistência Social de Belém do Piauí destacou a relevância da Campanha Maio Laranja. “A realização desta campanha é fundamental para o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. É uma oportunidade de educar e empoderar nossa comunidade para que possamos juntos proteger nossas crianças e jovens”, ressaltou.
Também estiveram presentes no evento, os secretários Nil Boeiro (de Saúde), Cláudia Ribeiro (de Educação), o coordenador da atenção básica, Jairo Dias, os Conselheiros Tutelares, professores e gestores da educação, e demais profissionais das pastas envolvidas.
Mais fotos;