Padre Marcos se destaca com duas escolas premiadas no Prêmio Alfa-10

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc) e do Programa Pacto pelas Crianças, realizou, nesta quarta-feira (23), no Centro de Convenções de Teresina, o Pacto pela Educação 2025.

A solenidade premiou 104 escolas públicas que se destacaram no avanço da alfabetização de crianças na idade certa, com o Prêmio Alfa-10, além de entregar os emblemas do Selo Nacional Compromisso Criança Alfabetizada e celebrar os dois anos do Pacto pelas Crianças.

Dentre os municípios reconhecidos, Padre Marcos brilhou com duas escolas premiadas.

A Escola Municipal José de Moura Leal – Tio Zezito alcançou a nota máxima, 10, garantindo o 1º lugar entre os municípios da sua Regional e a 5ª posição em nível estadual. A unidade consolida seu legado como tricampeã do Prêmio Alfa, reforçando a excelência no ensino.

Já a Unidade Escolar Davi Severiano de Carvalho, localizada no Povoado Riacho do Padre, obteve nota 9.93, conquistando o 2º lugar na Regional e a 13ª colocação estadual.

Representando Padre Marcos, estiveram presentes a prefeita Williane Kelly, o secretário municipal de Educação, Eraldo Gomes, a coordenadora do PPAIC e supervisora de ensino, Ana Meire Macedo, as formadoras Lucilene Dias e Lucinete, além do assessor pedagógico Frâncio Charlidon.

A prefeita Williane Kelly comemorou o resultado. “É uma honra ver nossas escolas e nossa educação sendo reconhecidas entre as melhores do estado. Isso reflete o trabalho sério e comprometido de nossos professores, gestores e toda a comunidade escolar. Seguimos firmes na missão de garantir uma educação de qualidade para nossas crianças.” Disse.

O governador Rafael Fonteles, presente no evento, destacou a importância do programa. “A alfabetização na idade certa é o alicerce para o futuro dessas crianças. Estamos investindo em políticas públicas que transformam realidades.” Ele ainda anunciou um prêmio de mais de R$ 200 mil para os municípios que se destacaram no Pacto pelas Crianças.

O Pacto pela Educação 2025 reforça o compromisso do Piauí em assegurar que todas as crianças aprendam a ler e escrever até os sete anos de idade, mobilizando municípios, escolas e profissionais em prol da educação. Padre Marcos, com suas duas escolas premiadas, demonstra que está no caminho certo.