PADRE MARCOS | Saúde Municipal testa profissionais da linha de frente ao Covid-19 e passageiros que retornavam de Van de SP

Por estarem na linha de frente, os profissionais de saúde acabam ficando mais expostos ao risco de contaminação do novo coronavírus. Como forma de prevenção, a Prefeitura Municipal de Padre Marcos-PI por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta quarta-feira, 10, testes rápidos em todos profissionais da saúde da rede pública do município que atuam no combate da doença.

A medida tem como objetivo principal reduzir a contaminação e garantir a forma máxima de trabalho durante a pandemia, evitando a propagação da doença no ambiente hospitalar e ambulatorial. A gestão municipal tem desenvolvido diversas ações de combate e prevenção desde o início dos vírus no país, e os profissionais tem recebido capacitações que seguem os protocolos do Ministério da Saúde realizados rotineiramente, como a proteção individual e o uso correto dos EPI´s.

O teste que é feito por meio da coleta de sangue, foi realizado nos profissionais que trabalham na área administrativa, auxiliares de higienização, técnicos de enfermagem, enfermeiros, condutores de ambulância, Vigilância Sanitária e os agentes, sendo que até o momento, todos testaram negativo.

Agda Érica, diretora do Hospital Municipal, que esteve a frente do trabalho, destacou a medida é uma forma de reduzir a contaminação e garantir a forma máxima de trabalho nesse momento de pandemia, com o intuito de identificar com mais exatidão o nível de circulação da doença na cidade.

No período da tarde, a Equipe da Saúde e da Vigilância Sanitária do município de Padre Marcos foram informados que um veículo de transporte de pessoas que havia saído da cidade de Campinas, no estado de São Paulo, com destino ao interior do Piauí, iria desembarcar alguns passageiros na cidade, e realizaram abordagem.

A abordagem aconteceu às margens da rodovia estadual PI-243, no trecho entre as cidades de Belém do Piauí e Jaicós. A van transportava um total de 16 pessoas incluindo motorista e cobrador, dessas pessoas 10 eram do município de Padre Marcos, onde quatro iam desembarcar na sede cidade, e outros seis iam para a região do povoado Riacho do Padre, zona rural. O veículo transportava também uma pessoa de Belém do Piauí e outra de Curral Novo do Piauí.

Na ocasião, os dez passageiros que iam desembarcar em Padre Marcos foram submetidos ao teste rápido para a detecção do vírus causados da Covid-19, obtendo resultados negativos e todos os exames. “Realizamos testes em todas as pessoas, onde todos os resultados, foram negativos. A gente tem feito isso sempre que chegam pessoas ao município vindas de outras regiões, a fim de evitar a entrada do vírus em nosso município e a sua propagação. Nesse caso aqui, nós entramos em contato com o proprietário do veículo. Ele disponibiliza a lista dos passageiros, e a gente então faz contato com as famílias para ver a possibilidade das pessoas cumprirem o isolamento na casa da família, tendo essa condição, ele cumpre lá mesmo, não tendo, a Prefeitura disponibiliza um local com alimentação para essas pessoas ficarem”, disse coordenou a ação Agda Érica.

Mesmo com todos os resultados negativos, os profissionais da Saúde também orientam as pessoas que estão chegando de viagem sobre o período da quarentena. “Quando a gente recepciona a Saúde do município, juntamente com a Vigilância Sanitária, faz o processo de testagem dessas pessoas, a fim de verificar se essas pessoas vêm ou não portando o vírus no organismo naquele momento. Após isso, indicado o isolamento de 14 dias, e após esse, as pessoas são liberadas a partir de uma avaliação médica”, acrescentou diretora do Hospital Municipal.

Fotos da ação;