PADRE MARCOS | Município atinge meta da Busca Ativa Escolar

Eraldo Gomes

A Prefeitura Municipal de Padre Marcos-PI, através da Secretaria de Educação, atingiu a meta da Busca Ativa Escolar – BAE. A cidade está entre os 37 municípios do estado do Piauí, que conseguiram atingir a finalidade estabelecida pelo Unicef.

Mais de 3 mil municípios e 15 estados já aderiram à estratégia Busca Ativa. De junho de 2017, quando foi lançada, a outubro de 2019, cerca de 43 mil alertas estudantes fora da escola foram aprovados, 34 mil casos estão em andamento e 10 mil (re)matrículas foram realizadas.

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da plataforma, municípios e estados tem dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento – dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola.

Em Padre Marcos, o Secretário de Educação Eraldo Gomes, destacou que a secretaria tem desenvolvido constantemente políticas públicas, onde por meio do acompanhamento foi possível identificar até os estudantes ausentes da rede estadual de ensino, que seguem todos monitorados. “Padre Marcos está entre os municípios que atingiram cem por cento da meta da busca ativa e o município está muito feliz com essa conquista. Sempre que a gente recupera um aluno e consegue diminuir a evasão escolar no município, é motivo para a gente agradecer a Deus. E também isso nos ajuda a continuar motivados a enfrentar os desafios do dia a dia” disse Eraldo à imprensa.