
Nesta segunda-feira, 20, mais de 100 pacientes do município de Padre Marcos, que tem necessidades especiais participaram do Projeto Passo a frente, programa do governo Estadual em parceria com as prefeituras, a CIR (Centro Integrado de Reabilitação), a secretaria de Assistência Social . O programa visa melhorar a acessibilidade das pessoas que utilizam cadeiras de rodas, de banho, prótese, botas mecânicas.
Em torno de 150 pessoas participaram do programa. A oficina de preparação aconteceu no município de Jaicós, onde os participantes do programa de Padre Marcos, se deslocaram à cidade para medir o tamanho dos acessórios de cada um. A entrega será em torno de 45 dias na cidade de Padre Marcos.
Ao todo 142 equipamentos ortopédico serão entregues, tais como; 10 cinta, 03 palmilha ortopédica, 21 pares de calçados neuropáticos, 60 cadeiras de rodas mais banho, 09 calçados, 28 bengalas, 05 andadores, 03 muletas, 02 coletes para coluna, 01 prótese.
O fisioterapeuta do município de Padre Marcos, Darlan, relatou o objetivo do programa bem como uma melhor acessibilidade. “O projeto, Passo a frente, garante maior acessibilidade ao usuário que precisa de auxilio locomotor, também estamos agilizando o processo para diminuir o tempo de esperar” informa.
A prefeitura municipal juntamente com a Secretaria de Saúde, vem buscando melhorias para a população, buscando soluções adequadas para estas e outras questões do município. O prefeito Valdinar Silva juntamente com a Secretária de Saúde Maria Lucia e Agentes de Saúde estiveram acompanhando os referidos beneficiários do município.
Fonte: Piauí em Foco