PADRE MARCOS | Conselho de Assistência Social discute ações e aplicação de recursos durante a pandemia

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Padre Marcos-PI, realizou uma reunião com os membros do Conselho Municipal de Assistência Social com o objetivo de apresentar o balancete da Secretaria Municipal de Assistência Social referente ao mês de abril do corrente ano, o Plano Municipal de Contingência  contra o Novo Coronavírus e o planejamento para aplicação dos recursos federais oriundos das portarias nº 369 de 29 de abril de 2020 e nº378 de 07 de maio de 2020.

O encontro foi solicitado pela Secretária de Assistência Social do município, Maria Lucicleide da Silva Dias, que na portunidade apresentou a balancete do Fundo Municipal de Assistência Social, enfatizando sobre as receitas e despesas do mês de abril de 2020. Os membros do CMAS deram sinal favorável, indicando a aprovação da prestação de contas.

Na ocasião membros da pasta e um profissional representando a Vigilância Socioassistencial, foi apresentado toda a estrutura do Plano Municipal de Contingência  contra o Novo Coronavirus, dando ênfase sobre a execução dos serviços, programas e benefícios socioassistencial no âmbito do município de Padre Marcos nesse período de pandemia. O plano foi aprovado por unanimidade pelos membros, sem ressalvas.

Ainda foi demostrado pela Gestora o plano de ação para compra de Equipamento de Proteção Individual para os Profissionais da Assistência Social no período de três meses, conforme o Recurso Federal recebido no dia 12 de maio de 2020, preconizado pela Portaria nº 369 de 29 de abril de 2020.

Ainda foi demonstrado o planejamento das ações a serem custeadas com repasse do recurso extraordinário do cofinanciamento federal do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, para incremento temporário na execução de ações socioassistenciais no município de Padre Marcos devido à situação de Emergência em Saúde Pública decorrente do COVID-19, conforme Portaria nº 378, de 7 de maio de 2020.

Durante a reunião, membros do CMAS manifestaram satisfação pelo trabalho de transparência na execução das ações e de recursos financeiros da assistência social. “O momento pede planejamento, principalmente para garantir o processo de fortalecimento dos serviços e programas socioassistencial a fim de assegurar atendimento à população” relatou a conselheira Josefa.