
Como forma de conscientização, foi realizado na manhã desta terça-feira, dia 18 de Maio, na cidade de Padre Marcos – PI, uma grande Caminhada de Mobilização e Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, desenvolvida por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, através do Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).
A iniciativa faz parte da campanha “Padre Marcos Faz Bonito em Defesa das Crianças e dos Adolescentes”, iniciada no dia 07 de maio, e tem como intuito principal mobilizar a sociedade e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, promovendo e se responsabilizando com o desenvolvimento da sexualidade de forma digna, saudável e protegida.
A caminhada que percorreu as principais Ruas e Avenidas da cidade, teve sua concentração no Centro Social Urbano. Durante todo o percurso as equipes da rede proteção percorreram toda a cidade portando balões, a flor símbolo da campanha, cartazes e vestidas de amarelo e laranja, cores do 18 de maio, mobilizando a população sobre a temática.
Pronunciamento das autoridades em apoio à Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes culminaram o final do evento que movimento a região central do município. Fizeram uso da palavra, o secretário de Educação, Eraldo Gomes, e a secretária de Assistência Social, Lucicleide Dias.
18 de Maio
18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. Portanto, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.
Fotos;