Pacto pelas Crianças impulsiona alfabetização e coloca Piauí entre os 10 melhores do país

O Piauí alcançou um dos melhores resultados do país no novo Indicador Criança Alfabetizada (ICA), divulgado na última semana pelo Ministério da Educação (MEC). Conforme os dados, 59,82% das crianças piauienses estão alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental. O índice representa um salto expressivo em relação aos 52% registrados em 2023 e coloca o estado entre os 10 primeiros do país no ranking da alfabetização infantil.

O desempenho também garantiu ao Piauí o terceiro maior crescimento proporcional do Brasil no período, superando inclusive a meta nacional estabelecida para o indicador. Este avanço é reflexo direto de políticas públicas estruturantes voltadas à Primeira Infância e da atuação conjunta entre Governo do Estado e prefeituras municipais.

Entre os destaques do levantamento, sete municípios piauienses atingiram a marca de 100% de crianças alfabetizadas: Belém do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Campinas do Piauí, Júlio Borges, Landri Sales, Padre Marcos e Vila Nova do Piauí. Outros 17 municípios superaram o índice de 95%.

O Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), que está presente nos 224 municípios piauienses e atende mais de 211 mil estudantes em mais de 2.700 escolas, é apontado como uma das principais estratégias para o avanço. A iniciativa atua com base em cinco eixos: aprendizagem, cooperação, gestão, monitoramento e valorização docente.

Para a coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, o resultado reforça o compromisso com a Primeira Infância. “Criança alfabetizada é criança com mais oportunidades. Esses números mostram que o Piauí está no caminho certo, investindo desde cedo no direito ao aprender”, destacou.

O Pacto pelas Crianças tem como uma de suas principais frentes o apoio à educação infantil, articulando ações com diferentes órgãos, como a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), responsável pelo PPAIC e pelo recém-lançado Programa Alfabetiza Piauí, que busca também alfabetizar jovens e adultos.

“Esse é um momento histórico para a educação do nosso Estado. O crescimento que tivemos é fruto de planejamento, formação de professores, monitoramento rigoroso e, principalmente, de um pacto real com os municípios. A alfabetização tem sido prioridade em todas as instâncias do governo”, afirmou o secretário da Educação, Washington Bandeira.

Outro dado relevante do levantamento é que nenhum município piauiense ficou abaixo do padrão básico de alfabetização. O estado também recebeu o Selo Ouro do Compromisso Nacional com a Alfabetização na Idade Certa, sendo o segundo com maior número de municípios premiados em todo o Brasil.