Mulher internada em Picos morre por coronavírus; 10ª morte no Piauí

Uma mulher de 79 anos é a décima morte registrada no Piauí pelo novo coronavírus, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) neste sábado (18). A vítima possuía histórico de hipertensão e faleceu no Hospital Regional Justino Luz, em Picos.

De acordo com a Sesapi, subiu para 145 o número de casos confirmados. Dos 22 novos casos, 14 deles são mulheres e 9 são homens, com idades que variam entre 23 a 99 anos. Eles foram registrados nos municípios de Teresina, Angical, Esperantina, Picos, Ribeira do Piauí e União.

O estado possui 21 municípios com casos confirmados, que são: Altos (1), Angical do Piauí (1), Bom Princípio do Piauí (1), Bonfim do Piauí (1), Campo Maior (2), Caracol (1), Demerval Lobão (1), Esperantina (2), Francinópolis (1), Inhuma (1), Luís Correia (2), Parnaíba (6), Picos (2), Pimenteiras (1), Piracuruca (4), Ribeira do Piauí (1), São José do Piauí (1), São José do Divino (3), São Raimundo Nonato (1), Teresina (111) e União (1).

Conforme o boletim, 97 pessoas estão internadas com suspeita da doença sendo que 61 delas estão em leitos clínicos, 35 nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e uma em leito de estabilização. Até o momento, 70 pessoas tiveram alta médica e 2.232 casos foram descartados.

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio  — Foto: Getty Images via BBCLavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio  — Foto: Getty Images via BBC

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio — Foto: Getty Images via BBC

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas das formas de se prevenir:

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Fonte: G1