terça-feira , 23 junho 2020
Casa / Outros destaques / Em combate ao Coronavirus, prefeito baixa decreto e limita horário de circulação de pessoas no Piauí

Em combate ao Coronavirus, prefeito baixa decreto e limita horário de circulação de pessoas no Piauí

O prefeito do município de Hugo Napoleão, Hélio Rodrigues (PT), baixou decreto limitando a entrada e circulação de pessoas na cidade. O documento delimita que a circulação da população, durante a semana, fica restrita ao horário entre as 06 horas e às 20 horas. A medida visa evitar a circulação do coronavírus na cidade.

Em entrevista ao Cidadeverde.com, o prefeito afirma que até o momento Hugo Napoleão não possui nenhum caso confirmado da doença. Porém, ele acompanha com preocupação o crescimento dos casos de coronavírus em cidades próximas como Água Branca. O decreto quer evitar que a entrada de pessoas de outras cidades levo o vírus para Hugo Napoleão.

“Existem pessoas que moram em Hugo Napoleão, mas trabalham em Água Branca. Eles assinaram um termo em que se comprometem a ficar em isolamento todos os dias, quando retornam para casa. Não podem circular. Vamos fazer 40 testes rápidos na próxima semana. Se em 20 dias não se confirmar nenhum caso da doença, o fluxo interno será liberado. Porém, as barreiras na entrada da cidade serão mantidas”, explica o prefeito.

Foto: Ascom/HugoNapoleão

O único acesso ao município passa a ser a PI 236, que liga a cidade a Água Branca. As demais entradas foram bloqueadas. Os veículos que entram em Hugo Napoleão são higienizados na barreira sanitária.

“Montamos uma barreira 24 horas. Estalamos câmera de segurança para registrar. Só aceitamos carros para abastecer a cidade. Na barreira os carros são limpos, a pessoa que entra recebe um termo e informa a situação de saúde para a barreira. A cidade de Água Branca já tem mais de 30 casos. É muito grande o fluxo de pessoas de Hugo Napoleão que vão trabalhar em Água Branca e voltam todo dia para cá. Não registramos nenhum caso, mas com o aumento em Água Branca, a suspeita é que já esteja circulando aqui. A medida visa o isolamento de todo o território da cidade”, destaca.

Uma decisão semelhante foi adotada no município de São José do Divino após a morte do prefeito, Antônio Felícia, que foi diagnosticado com coronavírus. Ao tomar posse, o atual prefeito Francisco de Assis Carvalho decretou a proibição da circulação de pessoas em vias públicas da cidade a partir das 19 horas. De acordo com o prefeito, o decreto foi prorrogado e a limitação ainda encontra-se em vigor na cidade.

No caso de Hugo Napoleão, o decreto valerá até uma avaliação final da Secretaria de Saúde do Município.

Fonte: Cidade Verde, por Lídia Brito

Sobre Humberto Júnior

Humberto Júnior
Cofundador do Portal Info Newss.

Verifique também

Carga com 10 mil testes que detectam o coronavírus, já no 2º dia, chega ao Piauí

O governo do Estado comprou e chegaram nesta terça-feira (23) ao Piauí dez mil testes …