24.1 C
Picos

Duas pessoas em passagem por Belém testam positivo para o Covid-19

#

A Prefeitura Municipal de Belém do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, registrou na tarde desta terça-feira, dia 02 de junho, mais dois casos de Covid-19, o novo Coronavírus.

Os novos casos confirmados trata-se de duas pessoas oriundas da capital, Teresina, que estavam de passagem por Belém para visitar familiares. A confirmação veio após a realização testes rápidos executado pela equipe da saúde.

Segundo a nota divulgada pela secretaria, as pessoas testadas positivas são duas mulheres com idades de 59 e 18 anos. Mesmo não apresentando sintomas, as mulheres foram orientadas a procurarem o Hospital Regional Justino Luz, unidade referência no tratamento da Covid-19 na região de Picos.

O município de Belém do Piauí tem intensificando as ações de prevenção por conta da pandemia do novo coronavírus. O governo municipal está tomando todas as medidas possíveis para evitar o avanço da doença, e a realização de testes sorológicos para a detecção do vírus tem sido uma das estratégias adotadas.

De acordo com o secretário de saúde de Belém, Nil Boeiro, além dos 60 testes enviados pelo Ministério da Saúde, o município adquiriu outros 125 com recursos próprios, que estão sendo utilizados na testagem dos profissionais que estão na área de risco e nas pessoas assintomáticas. Até o momento já foram realizados 98 testes.

O Secretário reforçou ainda o pedido de isolamento social e todas as medidas de prevenção. “Reforçamos o pedido à população belenense que cumpra todas as medidas preventivas relativas ao enfrentamento da Covid-19 no nosso município, pois não há contenção de esforços por parte da gestão municipal em prezar pela saúde de nossa população”.

Nota de Esclarecimento

Boletim

Como os dois novos casos confirmados não são de pessoas residentes do município, a cidade permanece com 6 casos confirmados, 31 notificações, 13 descartados, 12 suspeitos e 1 óbito.

Belém do Piauí adere ao Programa Busca Ativa

Com o objetivo de identificar pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, a Secretaria de Saúde de Belém do Piauí aderiu ao Programa Busca Ativa do Governo do Estado, que a partir de agora, por meio das equipes do Projeto Saúde da Família, irão fazer o monitoramento da Covid-19 na cidade.

Pela cooperação técnica, o rastreamento de pessoas possivelmente contaminadas pelo novo coronavírus prevê a aplicação de testes para a Covid-19 a fim de identificar os pacientes positivados que serão cadastrados no banco de dados da plataforma Monitora Covid-19. A partir daí, as equipes de saúde do Programa Busca Ativa vão fazer um acompanhamento destes pacientes contaminados.

Segundo Florentino Neto, além das barreiras sanitárias e do Monitora Covid, o programa Busca Ativa vai ser uma arma a mais no combate à doença no Piauí. “ O objetivo do programa é colocar à disposição dos municípios EPIs, testes rápidos e alguns equipamentos básicos para que, em visitas domiciliares aos moradores, as equipes de saúde possam fazer a testagem das pessoas sintomáticas e daqueles com quem ele teve contato. Só assim, vamos poder trabalhar fortemente na prevenção e na contenção do nível de disseminação do novo coronavírus no Piauí”, enfatiza.

saude.pi.gov.br

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas