
O fechamento das estatísticas criminais de janeiro a julho de 2025 aponta avanços significativos no combate à criminalidade em Ouricuri. No acumulado do ano, o município apresentou retração de 45,5% nas Mortes Violentas Intencionais (MVI), passando de 11 casos no mesmo período de 2024 para seis neste ano.
Também houve queda de 12,5% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), com 21 registros em 2025, contra 24 no ano passado. Os furtos de veículos caíram 54,5% e os celulares subtraídos apresentaram redução de 31,1%.
Além disso, Ouricuri segue com índices zerados, tanto no acumulado do ano quanto em julho, para MVI contra mulheres, feminicídios e furtos de cargas. No mês de julho, o município não registrou ocorrências de MVI contra mulheres, feminicídios, roubos e furtos de veículos. Os furtos de veículos caíram 100% e os celulares subtraídos apresentaram queda de 62,5% na comparação com julho de 2024.
Para o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, os resultados mostram que a interiorização das ações está dando retorno: “Esses números refletem o compromisso do Governo de Pernambuco em fortalecer a segurança em todas as regiões. O trabalho integrado, o reforço do efetivo e o uso da inteligência policial estão garantindo mais proteção à população e preservando vidas, com atenção especial às mulheres.”
O cenário positivo também se estende a toda a região do Sertão, impulsionado pelas ações do programa Juntos pela Segurança, do Governo de Pernambuco. Em julho, os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) recuaram 29,9% na comparação anual, e no acumulado do ano a queda é de 14,7%. Os roubos de veículos diminuíram 11,4% no mês e 12,9% no acumulado, enquanto os furtos de veículos tiveram retração de 3,4% no ano.
Já os celulares subtraídos caíram 22,1% em julho e 2,9% no acumulado. No enfrentamento à violência contra a mulher, o Sertão registrou queda expressiva de 80% nas MVI contra mulheres em julho e de 43,6% no acumulado, além de redução de 50% dos feminicídios no mês.