Operação policial combate facções em Caridade do PI e Simões

A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), em ação conjunta com a Polícia Militar, deflagrou na manhã desta quinta-feira (24) mais uma etapa da Operação Pacto pela Ordem, desta vez concentrada nas cidades de Simões e Caridade do Piauí.

— Acompanhe os nossos conteúdos (grupo no WhatsApp, Instagram, YouTube e TikTok)!

A operação tem como alvo integrantes de facções criminosas suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas, porte ilegal de armas e outros crimes correlatos. Ao todo, foram expedidos 20 mandados de busca e apreensão, com a maior parte sendo cumprida na cidade de Caridade.

Segundo informações da Polícia Civil, a ação foi planejada ainda no ano passado a partir de uma cobrança direta do delegado-geral, e contou com a articulação do DENARC em parceria com o Departamento de Polícia do Interior (DPI) e com a Delegacia Seccional da região.

“Essa é uma operação que simboliza a força da integração entre as forças de segurança. O Pacto pela Ordem está sendo levado para todo o interior do estado e novas ações devem ser deflagradas nas próximas semanas em outras regiões”, destacou o delegado Samuel Silveira, coordenador do DENARC.

Atualização às 08h17

Até o momento, a ação resultou na apreensão de armas de fogo, munições, entorpecentes e uma motocicleta com indícios de adulteração. Quatro pessoas foram presas sob suspeita de envolvimento com tráfico de drogas e associação criminosa.

Os materiais apreendidos e os detidos foram encaminhados à Delegacia de Simões, onde os procedimentos legais estão sendo formalizados. A operação, que contou com apoio de cães farejadores do canil policial.

Os presos, armas, drogas e materiais apreendidos foram levados para a Delegacia de Simões, onde foram formalizados os procedimentos legais.

A operação deflagrada pelo DENARC contou com o apoio integrado de diversas unidades de segurança. Participaram da ação as Delegacias Seccionais de Simões, Paulistana e Picos, além do Núcleo de Operações com Cães (NOC/PCPI) e Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP).

O dispositivo operacional também envolveu o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), a 3ª Companhia do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI), o Departamento Geral de Operações (DGO) e o Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE).

O delegado Samuel Silveira, coordenador do DENARC, destacou a importância da operação integrada entre as forças de segurança durante ação no interior do estado.

“É o Pacto pela Ordem chegando ao interior do estado. Nós estamos em mais uma ação comandada pelo secretário Chico Lucas, assessorada pelo delegado-geral Luccy Keiko, pelo comandante da Polícia Militar, Coronel Scheiwann Lopes, e executada pelas unidades policiais”.

Samuel Silveira complementou ainda sobre os resultados da integração entre as forças de segurança.

“Essa junção Polícia Civil-Polícia Militar repercutiu diretamente na redução da violência. Em particular hoje, nós estamos nas cidades de Simões e Caridade, com o primo delegado Joares, cumprindo 20 mandados de busca. Essa ação foi articulada pelo DPI, pelo DENARC, pela delegacia de Simões, e também pela nossa equipe da DGO e da Polícia Militar.”

O Coronel Jacks Galvão, Chefe do Departamento Geral de Operações (DGO) da Polícia Militar do Piauí, enfatizou durante coletiva o sucesso da integração entre as forças de segurança no âmbito do Pacto pela Ordem.

“Mais uma vez, mostrando aí a nossa integração, que estamos juntos, ombreados, no combate ao crime. E agora, com esse propósito do Pacto pela Ordem, as nossas modalidades de Polícia Militar, todas juntas, somadas à Polícia Civil, para combater esses crimes.”

O delegado Juarez Paiva Ribeiro Neto, titular da Delegacia Regional de Simões, manifestou reconhecimento pelo esforço conjunto das forças de segurança durante a operação.

“Nós aqui do interior, da delegacia de Simões, queríamos agradecer todo o apoio das unidades de segurança, todas as forças de segurança do Estado que estiveram conosco. Um agradecimento especial aos nossos agentes de campo da delegacia de Simões e aos colegas das seccionais vizinhas de Picos e Paulistana.”

Juarez Paiva ainda destacou a importância da união de esforços no combate ao crime. “Enfim, queríamos demonstrar que, com a junção de esforços, forças unidas no combate à criminalidade, a Polícia Civil, as forças de segurança do Estado do Piauí, com certeza obterão êxito em todas as ações.”

Mais fotos da operação