Operação Nordeste Integrado resulta em 320 prisões e apreensão de armas, veículos e drogas em oito estados

Nos dias 7 e 8 de agosto, forças de segurança de oito estados nordestinos realizaram a primeira edição da Operação Nordeste Integrado, mobilização inédita que teve como foco o combate ao crime organizado nas áreas de divisa.

A ação resultou em 320 prisões, 443 mandados judiciais cumpridos — sendo 186 de prisão, 10 de busca e apreensão de menores e 247 de busca e apreensão —, além da apreensão de 87 armas, 40 veículos, 180 celulares e expressiva quantidade de entorpecentes. Ao todo, 7.688 veículos foram abordados, com a participação de 5.903 agentes de segurança de Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A operação contou com policiamento ostensivo, cumprimento de ordens judiciais e ações de inteligência, utilizando suporte aéreo para alcançar áreas de difícil acesso. Os trabalhos priorizaram crimes como homicídios, tráfico de drogas e armas, além de roubos e furtos de veículos e cargas.

Ceará

No Ceará, as forças de segurança capturaram 45 pessoas — 21 presas em flagrante, 22 por mandados de prisão e dois adolescentes apreendidos. Foram apreendidos 8,17 kg de drogas, cinco armas de fogo, munições, celulares e veículos. As ações se concentraram principalmente nas regiões de fronteira com Piauí, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Bahia

Na Bahia, o segundo dia de operação foi marcado pela descoberta e erradicação de uma roça com cerca de 200 mil pés de maconha em Curaçá. O estado também registrou nove prisões por mandados, uma prisão em flagrante, apreensão de armas, munições e detenção de um adolescente.

Piauí

No Piauí, as ações foram coordenadas pelo Superintendente de Operações Integradas, delegado Matheus Zanatta, com alinhamento entre inteligência, tecnologia e policiamento ostensivo. Segundo o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, a operação reforçou o controle nas áreas de divisa, impedindo a circulação de criminosos, armas e drogas.

Demais estados

No Maranhão, Pernmabuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe, as equipes também realizaram prisões, apreensões e ações preventivas em áreas estratégicas, reforçando o policiamento e a presença ostensiva em pontos de fronteira.

Combate ao tráfico

O balanço da operação aponta para a apreensão de 1,35 kg de crack, 79 pedras da mesma substância, 6,1 kg e 13 papelotes de cocaína, além de 271,2 kg e 973 papelotes de maconha.

Autoridades dos estados destacaram que a integração foi o maior ganho da operação. Para o subsecretário da Segurança Pública da Bahia, Marcel de Oliveira, “os estados nordestinos mostraram a importância da união de esforços. Seguiremos juntos combatendo o crime organizado”.