No Piauí, 11 municípios terão apenas um candidato disputando o cargo de prefeito nas eleições deste ano. No dia 6 de outubro, mais de 2,6 milhões de eleitores do estado
A reportagem apurou que em todos os municípios os candidatos são de partidos da base do governador Rafael Fonteles, sendo seis nomes do MDB, quatro nomes do PSD e um nome do PT.
Candidatos únicos no Piauí
- Marcelo Toledo (MDB) – Tentará a reeleição em Antônio Almeida
- Mardônio Soares (MDB) – Buscando reeleição em Barra D’Alcântara
- Neto (PT) – Concorrerá novamente à prefeitura de Bela Vista do Piauí
- Jônathas Noronha (MDB) – Único candidato em Belém do Piauí
- Clei Carvalho (PSD) – Disputará a eleição em Caridade do Piauí
- Karyne do Rodrigão (PSD) – Tentará a reeleição em Cocal de Telha
- Claudionor (MDB) – Candidato único em Floresta do Piauí
- Vanderlei (MDB) – Disputará a prefeitura de Jacobina do Piauí
- Jabes Júnior (PSD) – Tentará a reeleição em Riacho Frio
- Paulo Cazemiro (PSD) – Buscando reeleição em Santo Antônio dos Milagres
- Admaelton Bezerra (MDB) – Candidato à reeleição em São José do Piauí
Eleição segue normal com apenas 1 candidato?
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um candidato pode ser eleito prefeito com apenas um voto em situações excepcionais, como quando há apenas um concorrente registrado para o cargo. Nesses casos, a eleição competitiva se torna desnecessária, e o candidato é automaticamente eleito desde que o processo eleitoral ocorra regularmente e pelo menos um eleitor registre o voto.
A legislação eleitoral, contudo, exige que, mesmo em cenários de candidatura única, o postulante obtenha a maioria dos votos válidos, ou seja, 50% mais um voto. Além disso, é necessário que o candidato receba mais votos do que a soma dos votos brancos e nulos para garantir a sua eleição.
Dobra número de municípios com candidatura única a prefeituras
O número de municípios onde há apenas um candidato disputando a prefeitura dobrou na eleição deste ano. De 108 cidades com candidaturas únicas em 2020, o Brasil terá neste ano 214 municípios com apenas um candidato. Ou seja, basta apenas um voto para que sejam eleitos prefeitos.
É o maior número de candidaturas únicas das últimas sete eleições, quando começou essa série história, no ano 2000. Esses dados foram sistematizados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Fonte: Portal A10+