Oficina sobre inteligência artificial capacita professores e gestores em Padre Marcos

A Prefeitura de Padre Marcos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na tarde desta terça-feira, 24 de junho, uma oficina formativa com o tema “Criando com a Inteligência Artificial”, voltada para professores e equipes gestoras das escolas Cândida Macedo, José de Moura Leal e Davi Severiano de Carvalho.

O encontro aconteceu na Câmara Municipal e foi ministrado pelo consultor do SEBRAE, Danilson Carvalho. A oficina também contou com a participação da Agente Local de Inovação (ALI), Gileni Borges. Estiveram presentes o secretário de Educação, Eraldo Carvalho, supervisores de ensino, gestores escolares e professores da rede municipal.

A oficina integra as ações do Programa ALI Educação Empreendedora, com o objetivo de fomentar uma cultura de inovação no ambiente escolar e teve como objetivo apresentar aos educadores possibilidades práticas de uso da inteligência artificial no ambiente escolar, destacando ferramentas e estratégias que podem ser aplicadas na rotina pedagógica.

Danilson Carvalho — que conduziu a oficina — é graduado em Jogos Digitais, mestre em Empreendedorismo e Marketing, e atualmente cursa Neurociência do Comportamento. Com vasta experiência na aplicação de tecnologias emergentes como Realidade Virtual, Inteligência Artificial e Gamificação, ele compartilhou com os educadores estratégias para incorporar essas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem de forma crítica e consciente.

Segundo ele, a “IA pode ser uma grande aliada da educação, ampliando o acesso à informação, personalizando o ensino e otimizando o tempo dos educadores, mas é fundamental que seu uso seja sempre mediado por uma visão pedagógica humanizada.”

O Secretário Municipal de Educação destacou a importância da formação para os docentes do município. “Oficinas como essa fortalecem nosso compromisso com uma educação de qualidade, alinhada às demandas do presente e do futuro, mas sempre com foco no desenvolvimento integral dos nossos estudantes.”

Ele acrescentou ainda que: “Consequentemente, essas inovações chegarão ao nosso objetivo, ao nosso foco, que são os nossos alunos. Agradecemos a parceria do SEBRAE e das escolas que abraçaram essa iniciativa. Seguiremos firmes para que a nossa educação continue sendo referência, não só no nosso município, mas em todo o estado do Piauí.”

Mais fotos