A segunda semana do mês de agosto chegou e com ela altas temperaturas no Piauí. O monitoramento nacional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou que nesse domingo (11) o município de Oeiras, localizado no Sul do Piauí, registrou 39,8º, sendo a segunda maior temperatura registrada no país. A primeira maior temperatura registrada foi no município de Alto Parnaíba, no Maranhão, com registro de 40,5º.
A informação foi divulgada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semarh), que apontou um total de sete municípios na lista nacional, como: São João do Piauí, com 39,5º; Castelo do Piauí, 38,9º; Campo Maior, com 38,8º; Alvorada do Gurguéia, com 38,5º; Picos, com 38,4º; e Paulistana, 38,3º.
De acordo com Sara Cardoso, climatologista da Semarh, a previsão do tempo apresentou aumento de temperatura na primeira semana de agosto e no recorte entre os dias 9 a 11 de agosto.
“Nós apresentamos a previsão do tempo, onde apresentava a possibilidade de aumento de temperatura, o que se cumpriu. Nós observamos no monitoramento, especialmente, na área que compreende Oeiras, temperaturas bem elevadas. Na sexta (9) e no sábado (10), Oeiras chegou ao terceiro lugar, já no domingo (11) subiu para o segundo lugar da lista de maiores temperaturas”, ressaltou.
A climatologista Sara Cardoso informa que apesar das altas temperaturas registradas nos últimos dias, a previsão para esta segunda-feira (12) é de temperaturas mais amenas.
“Nós temos aí um resfriamento em virtude de um ponto de baixa pressão por conta dessas altas temperaturas, o que atraiu alguns ventos e algumas nuvens, mas não tem potencial e nem previsão de chuvas expressivas. Pode ser que adentro também alguma nuvem residual com esse potencial de chuva, mas essas chuvas podem ocorrer ali na área de Uruçuí”, explicou.
Fonte: Portal O Dia