NUCA de Monsenhor Hipólito produz vídeo estimulando adolescentes a tirar o título de eleitor; Dia D do Jovem Eleitor acontece nesta terça (18)

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), em parceria com a Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência, que atua nas ações desenvolvidas através do Selo Unicef Edição 2017-2020, no município de Monsenhor Hipólito, está realizando ações para fortalecer a participação de adolescentes no processo eleitoral.

Promover a educação para a cidadania democrática #Partiu Mudar é um dos oito desafios que a UNICEF propõe aos núcleos de Cidadania de Adolescentes ao longo desta edição do Selo Unicef, buscando contribuir com a efetivação dos direitos da criança e do adolescente nos municípios.

Sob a orientação do Mobilizador de Adolescentes e Jovens Ulisses de Sá Bezerra, os integrantes do NUCA Marcos Alexandre, Ana Vitória, Cássia Janiele e Jane Mendes produziram um vídeo estimulando os adolescentes de 16 e 17 anos a tirarem o título de eleitor e participarem das eleições de outubro, uma das ações de mobilização social propostas pelo desafio #Partiu Mudar.

Confira o vídeo na íntegra:

No vídeo, os jovens destacam a importância do exercício consciente do voto e convidam adolescentes de 16 e 17 anos do município que não possuem o título eleitoral para participarem do Dia D do Jovem Eleitor, que será realizado nesta terça-feira, 18 de fevereiro de 2020, a partir das 08h00, na sede da Câmara Municipal d Vereadores.

“O voto é um direito civil conquistado há pouco tempo no Brasil e, apesar dele ser facultativo para adolescente de 16 e 17 anos, o exercício consciente do voto permite mudanças sociais fundamentais para a nossa cidade, estado e País. Exerça a sua cidadania. Faça o seu título de leitor e participe das eleições de outubro”, explica os jovens no vídeo.

Para realizar o seu alistamento eleitoral são necessários os seguintes documentos: Carteira de identidade ou certidão de nascimento e comprovante residencial recente e certificado de quitação com o serviço militar, para maiores de 18 anos do sexo masculino.