
O estado do Piauí será beneficiado com 666 novos equipamentos e empreendimentos na área da saúde, dentro do Novo PAC Seleções 2025. O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última semana, durante agenda oficial em Juazeiro, na Bahia. A ação faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que nesta fase prevê R$ 6 bilhões em investimentos para ampliar o acesso à saúde pública em todo o país.
O objetivo é reduzir os chamados “vazios assistenciais”, ampliando a cobertura de serviços especializados, principalmente em regiões distantes dos grandes centros. Entre os destaques, está a construção de uma nova policlínica no Piauí, que vai concentrar diversas especialidades médicas em um único local, evitando deslocamentos de até 200 quilômetros para atendimento.
O pacote destinado ao estado inclui:
1 policlínica
47 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)
24 Unidades Básicas de Saúde (UBS)
32 unidades odontológicas móveis
4 Centros de Atenção Psicossocial (Caps)
348 combos de equipamentos para UBS
210 kits de teleconsulta
A iniciativa integra o programa federal Agora Tem Especialistas, que busca reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias. A proposta é fortalecer a Atenção Primária para desafogar os serviços especializados do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Quando o presidente Lula lançou o Agora Tem Especialistas, ele disse que esse programa era o sonho da vida dele. E é esse sonho que está virando realidade. É um mutirão nacional de dignidade, que está colocando fim às filas que por anos condenaram o povo a esperar por atendimento”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Reprodução: portalodia