Nova Farmácia Central será implantada com proposta de ampliar e modernizar acesso a medicamentos em Pernmabuco

Uma farmácia ampla, moderna e que amplia o acesso da população pernambucana a medicamentos. Essa é a proposta da nova Farmácia Central do Estado, que será implantada no Parque de Exposições de Animais do Cordeiro, no Recife. O local foi escolhido pela localização estratégica, que facilita o atendimento ao público não apenas da capital, como também de outros municípios.

Serão investidos R$ 10,3 milhões para a reforma e ampliação da nova sede. O edital de licitação para contratação de empresa que ficará responsável pelas obras foi publicado na edição do último sábado (2) do Diário Oficial.

“As novas instalações vão acomodar melhor todas as pessoas, sejam pacientes ou familiares, que procuram a Farmácia Central de Pernambuco, que faz a dispensação de medicamentos especiais e alto custo. Que bom que a gente vai ter uma sede que, além de oferecer melhores condições de trabalho para os servidores, mais segurança e conforto, vai disponibilizar qualidade na assistência às pessoas que procuram a Farmácia. A nossa governadora Raquel Lyra segue no compromisso com a população, sem deixar ninguém para trás”, afirma a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.

O objetivo da nova sede, que terá 2,9 mil m² de área construída, é qualificar e centralizar a distribuição de medicamentos especializados da Assistência Farmacêutica Estadual. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe). “Esse equipamento representa mais um investimento da governadora Raquel Lyra para qualificar o serviço de saúde pública de Pernambuco. A nova sede vai garantir mais eficiência na distribuição de medicamentos e mais conforto às pessoas em tratamento contínuo e em situação de vulnerabilidade social”, afirmou o titular da Sepe, Rodrigo Ribeiro.

A obra será executada pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) e tem um prazo de oito meses, a partir da assinatura da ordem de serviço. “Nas últimas décadas, em todos os ramos de atividade, houve uma modernização de instalação  visando oferecer um melhor atendimento à população. Na iniciativa privada, o Recife é referência nesse tipo de prestação de serviço e não poderia ser diferente na iniciativa pública. Agora, em mais uma parceria com a Sepe, a Cehab disponibiliza sua expertise nesse novo conceito de farmácia que o Governo de Pernambuco passará a operar na capital”, contextualiza o diretor-presidente da Companhia, Paulo Lira.

A Farmácia Central faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela fornece medicamentos de alto custo e complexidade, usados para tratar doenças graves e crônicas, para pacientes do SUS que moram em Pernambuco. Diariamente, são atendidos até 1.800 pacientes por dia.