
A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realiza, nesta quarta-feira (19), a posse da nova diretoria executiva e dos conselhos fiscal e deliberativo para o biênio 2025/2027. O ex-prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (Podemos), será reconduzido à presidência, enquanto o prefeito de Aliança, Pedro Freitas (PP), assume a vice-presidência.
A cerimônia ocorrerá às 9h30, na sede da Amupe, localizada na Avenida Recife, 6205, localizada na capital pernambuca, Recife.
A chapa foi eleita por aclamação no último dia 27 de fevereiro, em um processo que contou com a mediação da governadora Raquel Lyra (PSD). A aliança entre Marcelo Gouveia e Pedro Freitas, que antes estavam em chapas opostas, resultou em uma gestão compartilhada.
Marcelo Gouveia permanecerá à frente da Amupe até o fim de 2025, enquanto Pedro Freitas assumirá a presidência em 2026, permitindo que Marcelo se candidate a deputado federal nas eleições daquele ano.
Estrutura da nova diretoria
Além do presidente e vice-presidente, a nova diretoria-executiva da Amupe é composta por:
- 1ª secretária: Elcione Ramos, prefeita de Igarassu;
- 2ª secretária: Mirella Almeida, prefeita de Olinda;
- 1º tesoureiro: Rubem Lima, prefeito de Panelas;
- 2º tesoureiro: Elioenai Dias, prefeito de Cabrobó;
- Secretária da Mulher: Márcia Conrado, prefeita de Serra Talhada;
- Suplente da Secretaria da Mulher: Juliana Barbosa, prefeita de Casinhas.
O Conselho Fiscal conta com seis membros, e o Conselho Deliberativo é formado por 24 prefeitos e prefeitas, representando as Regiões de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (RD), com um titular e um suplente para cada região.
Evento de posse
Além dos novos dirigentes, o evento contará com a presença de prefeitos, prefeitas, vereadores e outras autoridades, que se reunirão para prestigiar o início de uma nova gestão e discutir os caminhos para o fortalecimento das políticas públicas municipais.
A Amupe tem como objetivo a luta em defesa dos municípios, buscando soluções para os desafios locais e promovendo o desenvolvimento sustentável em todo o estado de Pernambuco.