A 1ª Promotoria de Justiça de Simplício Mendes, representada pelo promotor de Justiça Vinícius Nunes, realizou nesta quarta-feira (11), uma reunião de trabalho com o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI), representado pelo auditor de controle externo João Luís Figueiredo. O encontro teve como objetivo o alinhamento de estratégias para a intensificação das ações de combate a crimes de corrupção e fraudes em licitações, com foco em irregularidades como direcionamentos ilícitos de contratos públicos.
A comarca de Simplício Mendes abrange nove municípios: Simplício Mendes, Bela Vista do Piauí, Conceição do Canindé, São Francisco de Assis do Piauí, Floresta do Piauí, Santo Inácio do Piauí, Campinas do Piauí, Socorro do Piauí e Paes Landim.
Os alvos prioritários das fiscalizações serão as prefeituras dessas localidades, com o objetivo de apurar possíveis irregularidades em processos licitatórios e contratos administrativos.
Segundo o promotor Vinícius Nunes, a parceria entre o Ministério Público e o Tribunal de Contas será essencial para a condução de investigações mais robustas e eficazes. “Essa cooperação fortalece o trabalho de fiscalização e accountability, garantindo maior transparência e combate efetivo à corrupção nas administrações municipais”, destacou.
Durante a reunião, os representantes do MPPI e do TCE reforçaram o compromisso das duas instituições na atuação coordenada para prevenir e reprimir práticas ilícitas que prejudiquem a correta aplicação dos recursos públicos.
O MPPI seguirá acompanhando os desdobramentos das ações fiscalizatórias, garantindo à sociedade que os autores de eventuais irregularidades sejam responsabilizados.