Motopatrulhamento do 20° BPM detém indivíduo por prática de “racha” em Paulistana — PI

No último dia 30 de outubro, por volta das 11h50min, o Motopatrulhamento do 20° Batalhão da Polícia Militar do Piauí, em ação no Bairro Lagoa, na cidade de Paulistana, conduziu um jovem nacional de 19 anos à Delegacia Seccional de Polícia Civil após flagrá-lo praticando “racha” em uma motocicleta Honda CG 160 FAN, sem placa, colocando em risco a integridade física de outros usuários da via pública.

Os policiais militares, em patrulhamento de rotina, depararam-se com a cena perigosa, em que o jovem motociclista realizava manobras de empinamento em via pública, desrespeitando as normas de trânsito e ameaçando a segurança de transeuntes e motoristas.

Diante da prática ilícita flagrada, os agentes iniciaram um acompanhamento tático para interceptar o motoqueiro infrator, que durante a abordagem também afirmou não ser possuidor de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os policiais realizaram a prisão do jovem, conduzindo-o até a Delegacia Seccional de Polícia Civil de Paulistana/PI, registrando o Boletim de Ocorrência N° 00195905/2023.

RELATÓRIO DA OCORRÊNCIA

  1. DATA/HORÁRIO: 30/10/2023 – 11h50min
  2. LOCAL: Bairro Lagoa, Paulistana/PI.
  3. EFETIVO: Efetivo do Motopatrulhamento/20° BPM.
  4. NATUREZA DA OCORRÊNCIA:
    • Artigo 308 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): Participação em disputa de veículo automotor (RACHA).
    • Artigo 309 do CTB: Falta de habilitação para dirigir veículo automotor.
  5. VÍTIMA: A Sociedade
  6. AUTOR DO FATO: Nacional do sexo masculino, nascido em 21/04/2004, com 19 anos de idade.
  7. VEÍCULO APREENDIDO: Motocicleta Honda/CG 160 FAN, sem placa, cor cinza.

As autoridades reforçam a importância do respeito às leis de trânsito e da segurança viária, a fim de garantir a integridade de todos os cidadãos que compartilham as vias públicas. A prática de “racha” e a condução de veículos sem a devida habilitação são condutas irresponsáveis que podem resultar em acidentes graves e consequências legais severas.

A Polícia Militar do Piauí continua atuando para garantir a segurança e a ordem no trânsito, bem como a proteção dos cidadãos contra condutas perigosas como as observadas nessa ocorrência. A expectativa é de que medidas legais apropriadas sejam tomadas para responsabilizar o infrator de acordo com a legislação vigente.

Fonte: com informações da PMPI — Guardiã da Sociedade