Morria há 30 anos o “Dr. Francisco Macedo”, ex-prefeito de Padre Marcos –

29 de Abril de 2019, há exatos 30 anos perdemos a presença insubstituível de Francisco Luís de Macedo, médico e ex-prefeito do município de Padre Marcos, pessoa de muitas qualidades e de inesquecível memória, que nos deixou um grande legado de lealdade às suas amizades e de compromisso com a vida pública a que  tanto se dedicou até o seu último dia de existência.

E mesmo se passando três décadas, sempre estamos em contato com suas obras e feitos que ainda beneficiam a população de toda a região que um dia fez parte do seu governo, sendo ainda mais forte essa lembrança na nossa cidade, que traz literalmente o seu nome “Francisco Macedo” como prova de que aqui esse grande homem deixou marcas sólidas e inesquecíveis, principalmente pra os seus contemporâneos que desfrutaram do breve tempo q esteve conosco.

A sua morte interrompeu uma promissora trajetória, que poderia ter trazido muito progresso e desenvolvimento pra nosso sofrido torrão, mas sua biografia continuará viva para as futuras gerações que vão precisar muito de seu referencial e exemplo de dignidade.

Por: Francisco Erasmo, o Chichiquinho, de Francisco Macedo-PI e Portal Vila Nova Notícias.

Dr. Francisco Macedo deixou um grande legado.

REDAÇÃO DO PORTAL NPM:

“Doutor Francisco” como era conhecido, foi prefeito de Padre Marcos de 1983 a 1988, e naquela época tinha projeções políticas para o cenário estadual.

Há 30 anos morria o médico e influente político piauiense Francisco Luís de Macedo, vítima de um brutal assassinato ocorrido na noite de 29 de Abril de 1989, na capital do Piauí, Teresina. Dr. Francisco Macedo deixou a viúva Rosa de Castro Macêdo e os dois filhos Waldemar Macedo Neto e Cândida Carolina de Castro Macêdo.

Em 1995, o povoado Canabrava pertencente a Padre Marcos, conseguiu sua elevação à categoria de Município;  após o desmembramento territorial, os líderes políticos se reuniram para fazer a escolha do novo nome da recém-emancipada cidade, sendo que a maioria optou por homenagear Francisco Luís de Macedo, ficando assim o novo município com a denominação de Francisco Macedo-PI.

Embora as novas gerações não tenham uma dimensão exata da importância desse personagem, esse dia ainda é marcado por muita comoção e diversas recordações, principalmente por parte dos remanescentes daquele período, que conviveram diretamente com o Dr. Francisco Macedo.

O influente ex-prefeito de Padre Marcos era genro do saudoso ex-deputado estadual Waldemar Macedo, nome dado ao plenário da Assembleia Legislativa do Piauí. Hoje, o seu legado político foi herdado pelo o seu filho, o também jovem médico Waldemar Macedo Neto, ex-candidato a prefeito de Padre Marcos na eleição de 2016, e muito ativo no atual cenário político local.