Missa Solene marca o encerramento do 36° festejo de São José em Belém do Piauí

A comunidade católica de Belém do Piauí celebrou de 10 a 19 de março o tradicional festejo de São José.  Neste último sábado, 19 de março – data em que é celebrada oficialmente o dia de São José –  foi realizado a Missa Solene de encerramento.

– Confira todas as fotos da missa solene

A cerimônia religiosa foi realizada de forma campal,  em frente à Igreja Matriz, e concentrou uma multidão  de devotos do município e de outras cidades vizinhas, e é um momento de prestação de louvor, orações e agradecimentos ao santo padroeiro do município.

Em paralelo, a comunidade também recebeu a 15ª Romaria da Terra e da Água no Piauí, um momento especial de encontro com o Deus da Vida, rezar e refletir as questões que envolvem o cuidado com nossa casa comum.

O festejo de São José em Belém do Piauí é uma tradição religiosa que se mantém viva há 36 anos, através da fé e da devoção. O maior evento religioso do município refletiu sobre o tema “Com São José por uma Igreja de Comunhão, Participação e Missão”.

Padre Marcos Roberto

A celebração eucarística foi celebrada pelo padre Marcos Roberto, pároco local, e teve foi o noitários o grupo ECC (Encontro de Casais com Cristo) de Belém, Pe. Marcos, Francisco Macedo, Alegrete do Piauí, as comunidades Juazeiro do Quitó, Fraga, Caraíbas e Setor Santa Cecília.

Em seu primeiro ano no festejo em Belém-PI, o Pe. Marcos Roberto avaliou como positivo e destacou que as comemorações ao santo padroeiro conseguiu  atingir o objetivo espiritual, que é evangelizar, ou seja, levar o evangelho as pessoas.

“Esso é meu primeiro festejo como pároco da paróquia, que carrega por si a responsabilidade maior com relação à igreja. Mais uma coisa que percebemos de muito importante, é o engajamento das pessoas, interesse de participar desses momentos festivos, das pastorais, dos movimentos, serviços da igreja, como também as pessoas de boa vontade, que colaboram com a questão social. Graças a Deus conseguimos atingir o objetivo espiritual que é evangelizar, ou seja, levar o evangelho as pessoas, como  também o objetivo financeiro, o qual programamos”, disse.

“Louvamos a Deus pela intercessão de São José e pedi dele as bençãos sobre a cidade, comunidades e o nosso povo, para que no próximo ano possamos estar todos juntos novamente com a fé fervorosa, buscando sempre cada vez mais servir a Deus”, continuou.

O sacerdote ainda deixou uma mensagem de que o festejo sirva como exemplo para que a comunidade continuei participando na caminhada de fé junto as atividades da igreja. 

“A missão ela continua, fica o convite aos fiéis a permanecerem firmes na caminhada de fé participando das atividades da igreja, missas, celebrações e encontros e que esse momento fervoroso, que foi a vivência dos festejos, sirva exatamente como uma injeção de ânimo nos corações das pessoas que ainda marcados pela pandemia ainda de certo modo com receio principalmente na questão da aglomeração. Que Belém do Piauí crescer cada vez mais enquanto igreja e comunidade de fé”, finalizou.

Após a missa foi realizado o tradicional o ‘Rifão de São José’, com o sorteio de 14 prêmios. A rifa é organizada com o intuito de angariar fundos para a construção da cobertura da laje da casa paroquial.