
A campanha nacional ‘Livro a Livro’ realizada pela Organização Garotas pelo Mundo chegou em Teresina. Com a proposta de disponibilizar estações de distribuição de livros didáticos em locais de serviços essenciais, a ação visa atingir alunos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares, mas que foram prejudicados pela pandemia do coronavírus.
A proposta que já acontece em vários estados do país, começou a funcionar em Teresina na última segunda-feira (13). Os livros disponibilizados são das disciplinas da grade curricular do 9° ano do ensino fundamental até o 3° ano do ensino médio.
“Os livros ficam expostos em estantes sinalizadas, com álcool em gel disponibilizado para higienização. Sabemos que muitos foram prejudicados com o sistema de ensino online e nem todos possuem recursos para acompanhar as aulas ou adquirir livros. Os jovens podem escolher quantos livros quiserem e também podem doar nas estações, se puderem”, contou Mariana Claudino, membro da organização.
Em entrevista ao G1, Mariana contou que o projeto funcionará até o fim da pandemia, mas que as doações podem prolongar a ação na cidade.
“Acredito que a pandemia deva ser apenas um pretexto para o início dessa iniciativa, que eu espero que se expanda cada vez mais com o tempo, já que mesmo na nossa realidade normal é visível que muitos não têm acesso à educação. Mas isso só será possível se as pessoas forem solidárias com o próximo e continuem a contribuir com o projeto”, ressaltou a integrante da Organização Garotas Pelo Mundo.