
Uma verdadeira força tarefa que engloba mergulhadores da tropa de elite da Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Polícia Federal, saiu na quinta-feira (21) do Porto dos Tatus, em Ilha Grande do Piauí, para ação de monitoramento no Delta do Parnaíba. Com informações do Blog do Pessoa.
A empreitada visa monitorar e fazer uma avaliação mais precisas de danos causados por óleo em pontos focais do Delta do Parnaíba. Os mergulhadores percorreram seis pontos do Delta e não detectaram a presença de óleo na superfície do mar.
A limpeza do Delta possui uma logística diferente com relação às praias, já que o acesso é feito por igarapés e rios utilizando embarcações.
A aeronave Super Cougar UH15 pousou no Aeroporto Internacional de Parnaíba – Prefeito Dr. João Silva Filho, com o objetivo de participar das ações de combate ao aparecimento de óleo no litoral do Piauí e no Delta do Parnaíba.
Na quinta-feira, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMAR) informou que após resultados adquiridos no monitoramento realizado na Praia da Pedra do Sal, localizada no município de Parnaíba, a área foi classificada como própria para banho, já que não foram encontrados novos fragmentos do óleo.
Na quarta-feira (20) a SEMAR já havia liberado outras duas praias em Luís Correia, a de Atalaia e Peito de Moça, com isso, todas as praias do litoral piauiense estão sem nenhuma restrição.