Mergulhadores da Marinha ajudam no combate às manchas de óleo no Delta

Uma verdadeira força tarefa que engloba mergulhadores da tropa de elite da Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Polícia Federal, saiu na quinta-feira (21) do Porto dos Tatus, em Ilha Grande do Piauí, para ação de monitoramento no Delta do Parnaíba. Com informações do Blog do Pessoa.

A empreitada visa monitorar e fazer uma avaliação mais precisas de danos causados por óleo em pontos focais do Delta do Parnaíba. Os mergulhadores percorreram seis pontos do Delta e não detectaram a presença de óleo na superfície do mar.

A limpeza do Delta possui uma logística diferente com relação às praias, já que o acesso é feito por igarapés e rios utilizando embarcações.

A aeronave Super Cougar UH15 pousou no Aeroporto Internacional de Parnaíba – Prefeito Dr. João Silva Filho, com o objetivo de participar das ações de combate ao aparecimento de óleo no litoral do Piauí e no Delta do Parnaíba.

Na quinta-feira, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMAR) informou que após resultados adquiridos no monitoramento realizado na Praia da Pedra do Sal, localizada no município de Parnaíba, a área foi classificada como própria para banho, já que não foram encontrados novos fragmentos do óleo.

Na quarta-feira (20) a SEMAR já havia liberado outras duas praias em Luís Correia, a de Atalaia e Peito de Moça, com isso, todas as praias do litoral piauiense estão sem nenhuma restrição.