Médico piauiense fica em 1º lugar nacional de prova de residência; jovem foi aprovado em cinco instituições

O médico piauiense Germano Leão, de 28 anos, ficou em primeiro lugar nacional no Exame Nacional de Residência (Enare) para cirurgia cardíaca. De acordo com ele, a colocação permitiu a classificação na única vaga para cirurgia cardiovascular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Apesar do êxito, Germano escolheu o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, um dos maiores hospitais de cardiologia da América Latina.

A residência médica é semelhante a pós-graduação, onde o médico ao se formar, busca a especialização na área escolhida ao realizar a prova. Cada residência tem um período específico de duração, no caso de Germano, a residência em cirurgia cardíaca terá duração de cinco anos.

Germano contou ao g1 que a escolha pelo Instituto é um sonho realizado, já que sempre quis a área de cirurgia cardiovascular, enquanto era estudante da graduação na Universidade Federal do Piauí, onde se formou em 2019. Ele também contou que as provas são bem concorridas a nível nacional.

“É um grande sonho realizado! O Dante é um dos maiores institutos da América Latina e sempre foi um dos meus focos. Estou feliz demais por poder ser residente lá. As provas contam com médicos inscritos de todo o país. Para prova do Enare, foram mais de 70 inscritos, por exemplo. A prova do SUS-SP (que me possibilitou ser aprovado no Instituto Dante Pazzanese) foram mais de 100 inscritos” comemorou ele.

A dedicação rendeu também ao jovem médico o primeiro lugar na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), primeiro lugar na Faculdade de Medicina do ABC Paulista (FMABC), além da aprovação no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

Germano contou também como foi a sua rotina de preparação para as provas de residência, que se dividiam entre os plantões dados em hospitais de Teresina.

“Foi uma rotina de estudo de 8 a 10 horas por dia durante os últimos 3 anos, intercalando com meu plantões em um hospital de Teresina” explicou ele.

*Layza Mourão, estagiária sob supervisão de Lucas Marreiros.

Fonte: G1 Piauí