Os partidos MDB e PSD no Piauí farão novamente uma fusão cruzada para a corrida do próximo pleito eleitoral, no qual deverá ser realizado apenas no ano de 2026. A informação foi confirmada ao O Dia, nesta segunda-feira (2), pelo presidente regional do MDB, o senador Marcelo Castro.
A união de forças não é nova. Nas eleições de 2022, MDB e PSD realizaram a mesma conjuntura política em prol da conquista de cadeiras no Poder Legislativo, tanto na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) como na Câmara dos Deputados. O assunto foi novamente debatido nesta segunda-feira (2), no qual contou com a presença dos correligionários das duas legendas.
O senador Marcelo Castro comentou sobre o encontro realizado entre MDB e PSD e destacou que a aliança de 2022 gerou bons frutos, bem como pôde auxiliar para o fortalecimento e sobrevivência de ambas as siglas.
“Na eleição passada nós fizemos uma coligação cruzada, em que todos os candidatos a deputado federal pelo MDB foram para o PSD e todos os candidatos a deputado estadual do PSD foram para o MDB. Foi uma estratégia que a legislação permite para viabilizar a sobrevivência e o fortalecimento desses dois partidos. Está faltando menos de dois anos para eleição e nós achamos por bem convocar os deputados estaduais e os deputados federais para a gente discutir de novo qual vai ser a estratégia para 2026”, disse.
Ao O Dia, o presidente regional da agremiação afirmou que o acordo para a manutenção da fusão cruzada foi acertado recentemente. Apesar das discussões sobre o assunto estarem ainda muito prematuras, a fusão cruzada entre MDB e PSD acontecerá novamente em 2026.
“Estamos muito felizes em poder anunciar para a sociedade piauiense que houve uma convergência de opiniões, tanto do lado do MDB quanto do PSD de continuarmos com essa coligação cruzada. Então é uma primeira reunião com a primeira declaração de intenções, evidentemente que daqui para lá tem um longo caminho, as coisas podem mudar, mas o ponto positivo de tudo foi uma declaração de ambos os lados de que querem continuar com essa parceria”, disse Marcelo Castro.
Questionado se a fusão se repetiria da mesma forma como em 2022, com os candidatos à Assembleia Legislativa sendo do MDB e da Câmara dos Deputados sendo do PSD, Castro apenas destacou que a temática continua em discussão.
Espaços no Governo do Estado
Marcelo Castro também argumentou sobre uma possível ampliação de espaços para as três principais siglas da base governista, sendo eles o PT, MDB e PSD. Ele ressaltou que os partidos continuam unidos e que o critério atual de divisão de espaços no Governo continua o mesmo, sem alterações significativas.
“Sem nenhuma dúvida que nós estamos unidos tanto na proporcional quanto na majoritária. Quanto a essa questão do espaço do Governo eu acho que isso é independente, isso não traz nenhuma relação direta com essa coligação cruzada. O critério que o governador Rafael Fonteles tem utilizado é o critério do deputado estadual, as secretarias, os espaços de governo são divididos pelos secretários, pelos deputados estaduais, independente de ser do MDB ou de ser do PSD”, concluiu.
Fonte: Portal O Dia