Marcolândia promove 8ª Conferência Municipal de Saúde

A Prefeitura de Marcolândia, através da Secretaria Municipal de Saúde e com o apoio do Conselho Municipal de Saúde, promoveu nesta quinta-feira, 28 de março, a 8ª Conferência de Saúde. Autoridades municipais, profissionais de saúde e a sociedade civil organizada estiveram reunidas, oportunidade em que juntas discutiram temas relacionados à melhoria dos serviços públicos do setor

Logo após o credenciamento dos participantes, foi formada a mesa de honra ocasião em que o secretário de saúde, Gilmar Coutinho (Dibá), abriu oficialmente a conferência, sendo seguido pela leitura do Regimento Interno do encontro.

A programação do evento teve continuidade, logo após um coffee break, com início das palestras, sendo a primeira do dia ministrada pela nutricionista Julianny Diniz e Iran Jacinto, que apresentaram por meio de um telão um diagnóstico da saúde do munícipio de Marcolândia.

Julianny Diniz apresentou diagnóstico da saúde

O conferencista Júlio Araújo Silva explanou em sua palestra a temática “Democracia e Saúde”. Nesta 8ª Conferência os participantes refletiram o tema “Construindo um futuro melhor para a saúde de Marcolândia”.

Conferencista Júlio Araújo

Na parte da tarde houve os trabalhos em grupo, oportunidade em que foram apresentadas sugestões por parte da sociedade no sentido do fortalecimento das ações de saúde em prol da sociedade.

Logo após as apresentações sugeridas nos grupos de trabalho aconteceu a escolha dos delegados que irão representar o município na Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá em Teresina nos dias 05, 06 e 07 de junho deste ano.

Delegados escolhidos para a Conferência Estadual

Em entrevista a nossa reportagem, o prefeito Francisco Pedro de Araújo (Chico Pitu) destacou os avanços da saúde no município. “A saúde de Marcolândia deu uma melhorada muito grande nestes últimos anos. Hoje para você ter uma ideia o município conta com médicos atendendo todos os dias, com atendimentos de plantão nos finais de semana, contamos com quatro ambulâncias e medicamentos para a população. Então posso afirmar que temos sim ainda que melhorar, mas no geral já avançamos bastante na área da saúde aqui em Marcolândia”, destacou o prefeito.

Prefeito destacou avanços na área da saúde

Já o secretário Dibá lembrou que a gestão pública municipal já tinha realizado umas três pré-conferências de saúde e que agora busca concluir as discursões junto à população com a realização da Conferência Municipal. “O nosso objetivo é melhorar o serviço de saúde em nosso município. Temos um gestor que tem dado uma contribuição valiosa para o bom desempenho de nossas funções e com isso quem ganha é o povo. Já planejamos construir mais Unidades de Saúde e a implantação do SAMU”, finalizou.

Dibá, secretário de saúde

Além do prefeito e do secretário de saúde, estiveram também presentes a vice-prefeita Vanete Rodrigues; representantes da Igreja Católica e Evangélicas; vereadores; secretários municipais e a população em geral.

Conferencistas do encontro

Fonte: Folha Atual