No últimos dias 2 e 3 de junho, a Prefeitura de Marcolândia — PI, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou nas localidades Serra do Elias e Serra de João de Tomas, respectivamente, palestras em alusão a semana do meio ambiente.
O dia Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho, e procura chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
As palestras foram ministradas pelo Engenheiro Agrônomo, Thomas Pedro Sá e Silva, especialista em gestão e educação ambiental, e contou com a participação do Secretario Municipal de Meio Ambiente, Carlos Daniel da Silva Gomes.
Carlos Daniel abriu as palestras e em sua fala destacou que a pauta ambiental é também uma questão que deve ser trabalhada em todos os âmbitos municipais para promover a consciência ecológica.
Na quinta-fera, 2 de junho, a capacitação foi realizada na Serra do Elias, no Prédio da Associação da Serra do Elias, como tema “Fogo: prevenção e combate no meio rural”, e teve como publico alvo os moradores da comunidade e funcionários da prefeitura municipal.
Thomas Pedro, explanou sobre trabalhando de forma subsidiaria: o fogo gera prejuízos que superam seus eventuais benefícios, tanto para os produtores rurais quanto para a sociedade. Thomas Pedro destacou que para evitar os danos causados pelo fogo é preciso conhecê-lo, compreender o seu mecanismo de atuação e os métodos de prevenção e combate.
Na manhã da sexta-feira, 3 de junho, foi realizada uma palestra sobre “Dia de Campo: O desenvolvimento local sustentável nas comunidades rurais”, na comunidade Serra de João de Tomas.
O engenheiro abordou sobre reciclagem, preservação dos recursos hídricos, técnicas de manejo do solo sem uso do fogo, a exemplo a rotação entre lavoura e pastagem, rotação de culturas, plantio direto, consequências do uso de queimadas, entre outros.
“Trabalhamos sobre as temáticas centrais ‘Fogo: prevenção e combate no meio rural’ e ‘Dia de Campo: O desenvolvimento local sustentável nas comunidades rurais’, sempre debatendo e buscando trazer a visão dos participantes sobre a temática e compartilhando suas experiência”, comentou o palestrante Thomas.
Mais fotos