Marcolândia conquista delegacia da Polícia Civil para reforçar segurança na região de divisa

O município Marcolândia passará a contar com uma Delegacia de Polícia Civil, conquista histórica para o município e fruto de articulação conjunta entre Governo do Estado, Secretaria de Segurança Pública e lideranças políticas locais.

A criação da nova unidade foi oficializada no Diário Oficial do Estado do Piauí (Edição nº 167/2025, publicado em 29 de agosto de 2025), que alterou o Decreto nº 22.223/2023, incluindo no artigo 31 a instalação da Delegacia de Polícia Civil de Marcolândia dentro da Área Integrada de Segurança Pública (AISP) de Paulistana.

O anúncio foi realizado em vídeo divulgado nos perfis oficiais do prefeito e do deputado estadual no Instagram, com a presença do secretário de Segurança Pública, Francisco Lucas Costa Veloso, o Chico Lucas, e do vereador Francisco das Chagas Silva Ramos, o Chaguinha.

No vídeo, o secretário Chico Lucas destacou que a medida atende a uma demanda antiga da população. “Recebendo aqui o prefeito Corinto, o deputado Thales e o vereador Chaguinha, uma demanda antiga da cidade de Marcolândia que está tendo atenção por parte da segurança. […] Como prometido, nós criamos a delegacia de Marcolândia, que vai receber a partir de agora do mês de setembro um delegado, ainda não definitivo, mas com o novo concurso haverá vaga exclusiva para a cidade.”

O prefeito Dr. Corinto Matos celebrou a conquista como uma vitória regional. “Agradecer aqui em nome do governador Rafael Fonteles e do secretário-amigo Chico Lucas. Marcolândia precisa muito de segurança pública, fazemos divisa com Pernambuco, é um tema sensível na nossa região. Essa delegacia vem a somar em toda a nossa região.”

Já o deputado estadual Dr. Thales Coelho reforçou a relevância para o crescimento da cidade. “Queria agradecer ao nosso governador Rafael Fonteles, ao secretário Chico Lucas e ao delegado-geral Lúcio Queiroz por trazer essa delegacia. É uma demanda muito antiga da nossa querida Marcolândia, que vem crescendo e precisa de mais segurança, especialmente por estar na divisa com Pernambuco. Quem ganha com isso é a população.”

Avanço para a segurança regional

A delegacia, que inicialmente terá delegado em regime de acumulação até a realização de concurso público — já anunciado pelo governador Rafael Fontes —, representa um reforço importante no combate à criminalidade, na agilidade dos atendimentos e no fortalecimento da presença da Polícia Civil no município.

Para a população, trata-se de uma reivindicação histórica atendida, especialmente pelo fato de o município estar localizado em área de divisa com o estado de Pernambuco, na Vila Serrana, limite territorial dentro da própria cidade. Essa condição estratégica é um dos pontos mais críticos para a segurança pública do estado.

A Secretaria de Segurança Pública, por meio da Superintendência de Operações Integradas (SOI), mantém atuação constante em no município, com operações voltadas ao enfrentamento de furtos, roubos, homicídios e tráfico de drogas. A criação da delegacia reforça esse trabalho, ampliando a capacidade de resposta e garantindo mais segurança para toda a região.