Na manhã desta quarta-feira, 18 de dezembro, o prefeito reeleito de Alegrete do Piauí, Márcio Alencar, e seu vice, Erasmo Araújo, foram diplomados para o quadriênio 2025 – 2028. A cerimônia foi realizada no auditório Dona Quinô, em Fronteiras, sob a presidência do juiz eleitoral Ênio Gustavo Lopes Barros, titular da 40ª Zona Eleitoral.
Matéria relacionada — Veja fotos da solenidade de diplomação de eleitos a prefeito, vice e vereadores em Alegrete, Caldeirão Grande, Fronteiras e São Julião
A diplomação marca o encerramento oficial do processo eleitoral no município, certificando que os eleitos estão aptos a assumir seus cargos a partir de 1º de janeiro de 2025. Durante o evento, também foram diplomados os nove vereadores que comporão a Câmara Municipal na próxima legislatura.
A solenidade contou com a presença do chefe de cartório, Cícero Giscard de Alencar Feitosa, além de familiares, apoiadores, lideranças políticas locais e regionais, em um momento de celebração para a democracia da região.
Márcio Alencar e Erasmo Araújo foram reeleitos com uma votação expressiva de 2.391 votos, o equivalente a 59,70% dos votos válidos. Com uma vantagem de 777 votos sobre o segundo colocado, o resultado consolidou uma das maiores vitórias políticas da história recente de Alegrete do Piauí, refletindo o amplo apoio popular à gestão do grupo liderado por Márcio.
Em seu discurso, o prefeito diplomado destacou a importância do apoio da população e reafirmou seu compromisso com o progresso de Alegrete. “Este é um momento de profunda gratidão. A confiança depositada por nossa população nos motiva a continuar trabalhando arduamente por um Alegrete ainda melhor. Seguiremos juntos, com respeito, dedicação e compromisso para avançar em conquistas que beneficiem a todos os alegretenses,” declarou Márcio Alencar.
Vereadores diplomados
Os nove vereadores eleitos também foram oficializados como representantes da Câmara Municipal de Alegrete para o mandato 2025-2028. São eles:
- Mateus Vicente (PDT)
- Nerinho do Limpo Grande (PT)
- Julião Pereira (PT)
- Caitana Oliveira (PT)
- Cláudio do Milton (PT)
- Carlin Ramos (PT)
- Biano (PT)
- Neguim do Lino (PDT)
- Jorginho Ramos (PDT)
Harmonia do processo eleitoral
O juiz eleitoral Ênio Gustavo Lopes Barros ressaltou a tranquilidade e a organização do pleito. “O processo eleitoral transcorreu de forma harmoniosa, dentro das expectativas, e a diplomação é o momento de coroar a participação democrática da nossa comunidade,” afirmou o magistrado.