
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datamax, realizada entre 2 e 6 de abril, aponta Marcelo Castro (MDB) como favorito na disputa por uma vaga no Senado Federal. No cenário estimulado, o emedebista registra 55,24% das intenções de voto.
O segundo colocado na sondagem é Ciro Nogueira (Progressistas), com 40,94% das preferências, seguido por Júlio César (PSD), que aparece com 27,7%. O petista Flávio Nogueira registra 18,12% das intenções.
Apesar da clara liderança de Marcelo Castro, chama atenção o alto índice de indecisão entre os eleitores, mesmo com os nomes apresentados, 50,66% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votar ou preferiram não responder.
No cenário espontâneo, sem a apresentação prévia de candidatos, a indefinição se mostra ainda maior. 89,5% dos eleitores não souberam ou não quiseram indicar sua preferência para o primeiro voto ao Senado. Entre os que se manifestaram, Marcelo Castro segue na frente, mas com 3,2% das menções, seguido por Ciro Nogueira (3,1%) e Júlio César (1,2%).
Quando questionados sobre o segundo voto para o Senado — já que em 2026 o Piauí elegerá dois representantes — a indecisão alcança níveis ainda mais altos, sendo 95,6% dos entrevistados não souberam ou não quiseram indicar preferência. Nesse recorte, os percentuais dos principais nomes ficam abaixo de 1,5%, mostrando que a disputa pela segunda vaga permanece completamente aberta.
A pesquisa, que entrevistou 1.000 eleitores nas zonas urbanas de 53 municípios piauienses dos 12 territórios de desenvolvimento do estado, tem margem de erro de 3,09 pontos percentuais para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%.