Mais de 5.2 mil policiais militares farão segurança das Eleições Municipais em 2020 no Piauí

Pelo menos 5.266 policiais vão fazer a segurança das Eleições Municipais em 2020 no Piauí. O comandante-geral da Polícia Militar, Lindomar Castilho, informou que os agentes escalados serão distribuídos conforme a demanda dos municípios, com no mínimo 1 policial presente em cada local de votação. A PM também vai disponibilizar um oficial de posto superior para cada zona eleitoral. A definição de como acontecerá o policiamento do pleito aconteceu nesta quarta-feira (16/09).

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), desembargador José James Gomes Pereira, destacou como positiva a disposição dos órgãos de segurança de trabalharem em sintonia com TRE-PI para o pleno cumprimento do pleito eleitoral.

Entre os assuntos abordados estão a fiscalização, policiamento ostensivo, denúncias, efetivo da polícia que atuará no processo eleitoral, entre outros temas. Durante a reunião, foram apresentados dados técnicos do TRE e o detalhamento da demanda do Tribunal para as eleições deste ano.

Com o intuito de traçar medidas de prevenção a crimes eleitores e organizar a logística de segurança que será utilizada no pleito que se aproxima, a Justiça Eleitoral do Piauí promoverá, ao longo das próximas semanas, uma série de encontros para alinhamento da estratégia de segurança para o Piauí durante as Eleições 2020.

Participaram da reunião além do presidente do TRE-PI, o Diretor Geral do TRE-PI, Ronaldo Maique Araújo Braga; a Secretária de Administração, Orçamento e Finanças, Silvani Maia Rezende; o Comandante-Geral da PM-PI, Coronel Lindomar Castilho; o Sub-Comandante, Coronel Sousa Filho; o Coordenador Geral de Operações, Coronel Rodrigues

Comitê de Segurança das Eleições Municipais 2020

(Foto: Reprodução)

O Comitê de Segurança do TRE-PI foi implantado para acompanhar as ações de segurança relativas à execução das atividades do Plano de Ação de Segurança das Eleições Municipais de 2020.

O Comitê é composto por juízes eleitorais, servidores do TRE-PI e agentes de órgãos de Segurança Pública, a saber: Juiz da 4ª Vara Cível de Teresina, Reginaldo Pereira Lima de Alencar – presidente do Comitê; Capitã Mirian Gomes de Sena – coordenadora dos trabalhos do Comitê; Márcio Alves Calado, servidor da Corregedoria Regional Eleitoral – TRE-PI; José Luís Pereira dos Santos e Mauro Alves dos Santos, agentes de Segurança do TRE-PI.

Fonte: Com informações do TRE-PI