Mais de 100 mil eleitores do Piauí ainda não cadastraram biometria para votar em 2026

#

Há pouco menos de um ano das eleições de 2026, ainda há 108 mil piauienses que não procuraram a Justiça Eleitoral para cadastrar sua biometria. Por mais que a pessoa sem cadastro biométrico possa votar, é importante fazer a biometria para evitar fraudes eleitorais e garantir mais segurança para o pleito.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, faz um alerta para que aqueles que ainda não fizeram sua biometria, compareçam ao cartório eleitoral mais próximo antes do 06 de maio de 2026, quando o cadastro biométrico será encerrado para as eleições municipais.

“Nossa principal preocupação hoje é com relação à biometria. Nós temos no Piauí mais de 2.690 milhões de eleitores. Destes, temos 108 sem biometria. Foram aqueles eleitores que durante a pandemia o tribunal permitiu que ele fizesse o título sem a biometria. Estamos fazendo um apanhado, chamando estes eleitores por Whatsapp para que compareçam urgente ao cartório eleitoral, porque no dia 6 de maio de 2026, vão fechar o cadastro eleitoral”, alerta o desembargador.

Segundo o presidente do TRE-PI, 95% do eleitorado piauiense já está com a biometria regularizada, o equivalente a mais de 2,55 milhões de pessoas. Os cerca de 108 mil restantes representam 4,8% do eleitorado do Estado. Apesar de o número ser pequeno considerando-se o total de eleitores, ele é significativo quando se observa o impacto na lisura do pleito.

“É muito importante a biometria porque ela traz mais segurança, mais transparência e evita possível fraude eleitoral”, pontua Sebastião Ribeiro Martins.

Não fiz a biometria. Vou poder votar?

Sim. Quem não cadastrou sua biometria pode votar levando um documento oficial com foto. Mas se houve convocação para revisar o eleitorado com o objetivo de coletar a biometria e o eleitor não compareceu ao cartório, poderá estar com o título cancelado e, por esta razão, não poderá votar. Além disso, o eleitor pode sofrer as consequências do cancelamento do título eleitoral.

Entre as consequências estão: impedimento para emissão de passaporte e carteira de identidade, impossibilidade de assumir cargo público, restrições financeiras, dificuldades para regularizar CPF.

Para consultar a situação do título de eleitor basta acessar o autoatendimento eleitoral do TSE, clicar em “Título Eleitoral”, selecionar “Consultar Situação Eleitoral” e informar CPF, número do título ou nome completo e data de nascimento.

Fonte: Portal O Dia

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas