O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), confirmou que o governo federal analisa a viabilidade para a construção de um trem, uma espécie de “transnordestina turística”, para transportar passageiros de Teresina–PI à Salvador–BA.
A ideia é integrar os estados do Nordeste e fortalecer o turismo da região.
Elmano de Freitas disse que o projeto é de construir um trem que transportasse passageiros oriundos de Teresina, passando pelo Maranhão, seguindo por todo o litoral nordestino até chegar em Salvador–BA.
“Todo mundo ganha, e você passaria a trabalhar o turismo não só no Ceará e na Bahia, mas sim o turismo no Nordeste brasileiro. Então seria um baita ganho para todos, em vez de os estados estarem competindo um com o outro”, disse o governador em entrevista ao Diário do Nordeste.
Segundo o governador do Ceará, a implantação do modal depende do alto custo e viabilidade econômica do projeto.
Elmano de Freitas disse que o projeto precisa saber se tem demanda para atrair investidores.
O governador ressaltou que é visto a possibilidade da obra ser integrada com a própria ferrovia Transnordestina, linha férrea projetada para o transporte de cargas, que irá ligar a cidade de Eliseu Martins, no Piauí, até o Porto do Pecém, no Ceará.
“Está em discussão depois de uma conversa que tivemos lá em Iguatu”, disse o governador do Ceará.
“Eu acho que é possível. Tem que ver a compatibilização. O fato de ser um trem de carga tem uma grande vantagem. Se eu não me engano, são três quilômetros de vagão. Então ter um vagão ou dois de passageiros para isso, o valor disso no custo total é absolutamente diluído”, afirmou o governador.
O projeto de autoria do governo federal ainda está em fase inicial de estudos e prevê paradas por todas as capitais do Nordeste.
Fonte: Cidade Verde