Luciano e Firmino afirmam que potencial turístico de SRN não é explorado pelo Governo

O seminário “O Piauí Pode dar Certo” chegou ao Polo da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato. Conduzido pelo pré-candidato ao Governo do Estado, Luciano Nunes, o evento contou com a presença também do prefeito de Teresina, Firmino Filho, além de lideranças de cidades como Bom Jesus, Canto do Buriti e de outros municípios do polo de desenvolvimento.  O ex-prefeito de São Raimundo Nonato, Avelar Ferreira, também esteve presente no Seminário.

Em seu discurso Luciano Nunes lembrou que a cidade do Sul do Estado é conhecida mundialmente por ter em sua área o Parque Nacional da Serra da Capivara, Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido pela UNESCO em reconhecimento à importância das descobertas arqueológicas feitas na região, mas o parque já quase fechou por várias vezes por não receber a devida atenção do Governo do Estado.

Deputado Luciano Nunes (Foto: Divulgação)

 “As potencialidades da região precisam ser fomentadas pelo Governo do Estado. Esse ano, no mês de maio, estive no Parque da Serra da Capivara em conversa com a arqueóloga Niede Guidon, que na época estava há cinco meses com o repasse de verbas para manutenção do parque atrasado, um verdadeiro descaso. Espero que essa situação tenha sido resolvida. O Parque já tem sofrido com a diminuição de visitantes, que já foi de 25 mil no ano de 2016, e em 2017 caiu para 16 mil pelo descaso da gestão estadual com o Parque. Então a região tem potencialidades que podem desenvolver toda uma cadeia serviços para gerar emprego e renda para população. Rede de hotéis e pousadas, transporte, bares, restaurantes e entretenimento, entre tantas outras oportunidades que essa região tem para oferecer para os filhos de São Raimundo Nonato e para todo o Brasil”, disse Luciano.

 Por ser uma cidade de enorme importância turística, assuntos como a falta de investimentos na área chamaram a atenção dos participantes, entre eles a subutilização do Aeroporto Internacional da Serra da Capivara, inaugurado, mas sem a realização de voos internacionais como o prometido. O prefeito de Teresina, Firmino Filho, discursou no evento e declarou: “Aeroporto não é praça, aeroporto não é calçamento, aeroporto não é ponte. Aeroporto precisa ter uma estratégia de desenvolvimento econômico local para que possa ser utilizado. E que não vire não um elefante branco. Para que suas expectativas sejam atingidas em termos de emprego, em termos de geração de riqueza e geração de renda”, afirmou Firmino.

 Para a professora Flávia Pacheco, o aeroporto seria de fundamental importância para o desenvolvimento e atração de mais pesquisadores de todas as partes do mundo à região. “A gente olha e se sente triste porque seria um ganho enorme para nossa cidade e para o Piauí e isso traria uma série de benefícios, não só na parte da pesquisa arqueológica, mas também no crescimento da cidade e mostraria como nós também somos capazes de nos desenvolver. Falta mais sensibilidade e interesse do poder público para com a nossa São Raimundo Nonato”, destacou.

Este foi o oitavo de uma série de 12 seminários que acontecerão até o mês de julho. A atividade será realizada em cada território de desenvolvimento do Piauí e tem por objetivo mobilizar e motivar a população para o exercício pleno da cidadania, bem como discutir as questões referentes a cada polo onde será realizado o seminário na área de educação, saúde, infraestrutura, segurança, entre outras temáticas.

O seminário em São Raimundo Nonato abrangeu os municípios do polo Serra da Capivara. Os municípios de Piripiri, Bom Jesus, Paulistana, Floriano, Parnaíba, Campo Maior e Oeiras e já receberam a atividade. Receberão ainda os seminários os municípios de; Uruçuí (polo Tabuleiro do Alto Parnaíba); Teresina (polo Entre Rios); Valença (polo vale do Sambito) e Picos (polo Rio Guaribas).

FONTE: Oito Meia