A limpeza nos campi da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) em Teresina (Clóvis Moura e Torquato Neto) foi retomada nesta quinta (26), após acordo realizado entre os representes da empresa Limpel – Serviços Gerais e membros da Uespi. Na quarta (25), os estudantes do campus Clóvis Moura, no Dirceu Arcoverde, fecharam os portões da Uespi e ocuparam o local em protesto contra a falta de limpeza. Eles tiveram o apoio da comunidade da região.
Os funcionários pararam o serviço devido o atraso no salário desde julho. Outra reunião ocorreu nesta semana com a Sefaz para a regularização do repasse do pagamento do Governo Estadual para a empresa, que terceiriza o serviço.
A retomada da limpeza foi confirmada ao Cidadeverde.com pelo diretor jurídico da Limpel, Isael Noronha. Na Uespi atuam 221 terceirizados da Limpel.
“A Sefaz deve liberar o dinheiro na segunda em referência ao mês de junho, mas, na terça nós estaremos efetuando o mês de julho, juntamente com o vale-alimentação”, afirmou o diretor jurídico.
A previsão para o pagamento do mês de agosto é para a segunda quinzena de outubro. Os funcionários, no momento, estão sem receber os salários de julho, agosto e setembro.
A Uespi divulgou uma nota sobre a reunião:
A Universidade Estadual do Piauí esclarece que em relação a situação da Limpel, hoje, reuniu-se com os representantes da referida empresa para um diálogo no sentido de encaminhar soluções. O resultado foi:
A Limpel se comprometeu a regularizar a situação de pagamento dos funcionários o mais breve possível, já que também teve tratativas com a Secretária de Fazenda do Estado (SEFAZ) para os repasses;
A empresa também comprometeu-se a realizar a limpeza dos campi da UESPI, já que a falta dos serviços básicos de limpeza dificultam a realização das atividades cotidianas de uma universidade.
Fonte: Cidade Verde