Ligações irregulares de energia colocam em risco à população e podem provocar danos elétricos

#

As ligações irregulares, popularmente conhecidas como “gatos”, ainda são comuns em algumas regiões, representando um grave risco à segurança da população e à qualidade do fornecimento de energia elétrica. Essa prática é considerada crime, previsto nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro. Todo serviço de distribuição de energia deve ser solicitado para a Equatorial Piauí, que está autorizada a realizar garantindo a execução correta, segura e dentro das normas técnicas estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“O principal dano é à vida e à segurança. Além disso, as perdas de energia geradas por esse tipo de prática irregular acabam sendo incorporadas aos custos operacionais do sistema, influenciando na tarifa e na qualidade do serviço prestado. Portanto, combater o furto de energia é um compromisso constante da empresa em parceira com órgãos de segurança e, igualmente, deve ser visto como uma responsabilidade coletiva, já que o objetivo é garantir qualidade e segurança energética para todos”, declara Roselman Mesquita, Gerente de Serviços Técnicos e Comerciais da Equatorial Piauí.

Dentro das residências e estabelecimentos comerciais, uma ligação irregular pode provocar choques elétricos, curtos-circuitos e até incêndios, especialmente em locais em que as instalações são feitas de forma precária, sem os devidos cuidados técnicos. Os riscos também se estendem aos equipamentos, já que uma sobrecarga pode danificar eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, trazendo perdas financeiras.

As ligações clandestinas realizadas diretamente nos postes ou nas redes elétricas públicas representam uma ameaça à integridade física da população. Fios expostos e improvisações aumentam o risco de descargas elétricas, quedas de cabos energizados e interrupções no fornecimento de energia. Além disso, comprometem toda a estrutura da rede, gerando oscilações, falta de energia e prejuízos ao sistema elétrico de forma geral.

Como realizar denúncias

Casos de ligações irregulares ou situações suspeitas podem ser denunciadas de forma segura e anônima pelos canais oficiais da distribuidora: pelo site www.equatorialenergia.com.br; na Central de Atendimento por meio do número 0800 086 0800; presencialmente nas agências de atendimento. A distribuidora ressalta que a colaboração da comunidade é fundamental para prevenir acidentes, proteger vidas e assegurar um fornecimento de energia justo e seguro para todos.

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas