Marcando uma representatividade internacional, a liderança quilombola do município de Paulistana do Piauí, Milena Pereira Martins, participou nesta quinta-feira (14) da 29ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), em Baku, no Azerbaijão. A representante terá agenda no evento até o dia 22 de novembro de 2024.
A COP29, como a conferência é chamada, é uma ação global, reunindo lideranças políticas de todo o mundo, bem como cientistas, diplomatas, membros da sociedade civil e entidades privadas. O Brasil será representado por uma comitiva de ministros, acompanhados do vice-presidente Geraldo Alckmin.
Em entrevista ao Cidades em Foco, a liderança Milena Martins relatou que foi convidada pela 1ª vez internacionalmente devido à sua referência estadual da tecnologia e sistema da EMBRAPA, além da produção sem agredir o meio ambiente.
“Eu vim pelo MDS, EMBRAPA e FUNAI. Me sinto honrada e com um sentimento de grandeza. Imagine uma mulher negra, mãe, agricultora familiar, que já passou fome e, hoje, tem no quintal da sua casa produtos e alimentos saudáveis”, afirmou.
A tecnologia utilizada, no início, não foi alvo de curiosidade alheia. Milena ressaltou que, apesar de não terem apostado, o desenvolvimento foi contínuo e a levou a explorar não apenas o seu bem-estar, mas os altos caminhos que poderia chegar.
“Uma tecnologia que quando chegou no semiárido ninguém apostou. A tecnologia cresceu, eu virei uma multiplicadora e, cresci tanto, a ponto de chegar em um país da Europa. Eu não consigo descrever, mas é algo fora do normal”, contou.
Realizada desde 1995, a programação deste ano terá discussões com a seguinte agenda: Metas de Emissões e Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), Financiamento climático, adaptação às mudanças climáticas e transição energética e combustíveis fósseis.
Fonte: Cidades em Foco